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dc.contributor.advisorVianna, Deise Miranda-
dc.contributor.authorPaula, Anderson Gomes de-
dc.date.accessioned2017-09-19T17:55:39Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:40Z-
dc.date.issued2005-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2866-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMagnetismopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Chaves, Francisco Artur Braun-
dc.contributor.referee2Gaspar, Marcos Binderly-
dc.contributor.referee3Barros, Susana L. de Souza-
dc.description.resumoApresenta uma abordagem de parte do conteúdo do magnetismo para o Ensino Médio com ênfase em CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em particular será tratada a indução magnética, fenômeno que fornece o suporte científico necessário para a compreensão de algumas tecnologias, em especial a utilizada na levitação eletrodinâmica. Os conteúdos científicos e tecnológicos serão abordados de maneira integrada e ambos com a questão social que os envolvem. Desta maneira o aluno também será estimulado a desenvolver um senso crítico que o permitirá agir, tomar decisões e compreender o que está em questão no desenvolvimento tecnológico e científico. Assim desenvolvendo a chamada "Alfabetização Tecnológica". A motivação desta proposta será a poluição do ar que por sua vez é efeito da utilização de algumas tecnologias, por exemplo, os motores a explosão utilizados nos meios de transporte. Tendo como orientador o professor de física, será proposto que os alunos correlacionem as várias causas da poluição dor ar, entre as quais destacaremos a proveniente dos meios de transportes, que é de interesse deste trabalho. Em relação aos meios de transporte, educandos e professor podem discutir que medidas devem ser tomadas para a diminuição desta poluição. Uma delas poderia ser a adoção de meios de transportes que possuam uma capacidade maior de passageiros e que não poluam tanto quanto os automotores. Entre estes meios de transporte encontram-se os trens. Neste contexto surge a oportunidade de se discutir as tecnologias de trens de levitação que podem transportar um grande número de passageiros com velocidade superior a 400 kmlh e não poluem. A partir de então será tratada a levitação eletrodinâmica, tecnologia que envolve alguns conceitos necessários para o entendimento de outras tecnologias como a levitação magnética. Os conteúdos tecnológicos serão abordados juntamente com os conteúdos de Física, fornecendo assim ao aluno o suporte mínimo e suficiente para que ele possa compreender tecnologias correlatas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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