Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2866
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vianna, Deise Miranda | - |
dc.contributor.author | Paula, Anderson Gomes de | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-19T17:55:39Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:40Z | - |
dc.date.issued | 2005-11 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2866 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Magnetismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de abordagem para a levitação eletrodinâmica no ensino médio segundo o enfoque CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Chaves, Francisco Artur Braun | - |
dc.contributor.referee2 | Gaspar, Marcos Binderly | - |
dc.contributor.referee3 | Barros, Susana L. de Souza | - |
dc.description.resumo | Apresenta uma abordagem de parte do conteúdo do magnetismo para o Ensino Médio com ênfase em CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade. Em particular será tratada a indução magnética, fenômeno que fornece o suporte científico necessário para a compreensão de algumas tecnologias, em especial a utilizada na levitação eletrodinâmica. Os conteúdos científicos e tecnológicos serão abordados de maneira integrada e ambos com a questão social que os envolvem. Desta maneira o aluno também será estimulado a desenvolver um senso crítico que o permitirá agir, tomar decisões e compreender o que está em questão no desenvolvimento tecnológico e científico. Assim desenvolvendo a chamada "Alfabetização Tecnológica". A motivação desta proposta será a poluição do ar que por sua vez é efeito da utilização de algumas tecnologias, por exemplo, os motores a explosão utilizados nos meios de transporte. Tendo como orientador o professor de física, será proposto que os alunos correlacionem as várias causas da poluição dor ar, entre as quais destacaremos a proveniente dos meios de transportes, que é de interesse deste trabalho. Em relação aos meios de transporte, educandos e professor podem discutir que medidas devem ser tomadas para a diminuição desta poluição. Uma delas poderia ser a adoção de meios de transportes que possuam uma capacidade maior de passageiros e que não poluam tanto quanto os automotores. Entre estes meios de transporte encontram-se os trens. Neste contexto surge a oportunidade de se discutir as tecnologias de trens de levitação que podem transportar um grande número de passageiros com velocidade superior a 400 kmlh e não poluem. A partir de então será tratada a levitação eletrodinâmica, tecnologia que envolve alguns conceitos necessários para o entendimento de outras tecnologias como a levitação magnética. Os conteúdos tecnológicos serão abordados juntamente com os conteúdos de Física, fornecendo assim ao aluno o suporte mínimo e suficiente para que ele possa compreender tecnologias correlatas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AGPaula.pdf | 3.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.