Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2875
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Tópicos de eletromagnetismo: o motor elétrico em uma aula de física
Autor(es)/Inventor(es): Marins, Alexandre do Nascimento
Tutor: Santos, Wilma Machado Soares
Resumen: Desenvolvido com alunos de urna turma do primeiro e terceiro ano do ensino médio do Colégio D. Pedro I1 – Unidade Centro, na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião desta pesquisa o país vivia um colapso energético, deficit na geração de energia elétrica pelas usinas hidrelétricas, deste modo, identificamos as concepções alternativas a respeito do fenômeno do eletromagnetismo. Incorporamos a História da Física, como ferramenta didática, capaz de estimular e motivar o estudo da Física, assim como, auxiliar o professor a desmistificar pontos críticos da teoria eletromagnética. Neste trabalho mostraremos o desenvolvimento parcial da eletricidade, magnetismo e eletromagnetismo, e, propomos dois experimentos, a bússola e o protótipo de um motor elétrico, estes experimentos têm a finalidade de dar significado ao conteúdo físico apresentado neste trabalho de conclusão de curso.
Materia: Eletromagnetismo
Motores elétricos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::ELETRICIDADE E MAGNETISMO CAMPOS E PARTICULAS CARREGADAS
Unidade de producción: Instituto de Física
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 1-ene-2003
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ANMarins.pdf3.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.