Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Lígia de Farias-
dc.contributor.authorSilva, Marcelo Panta da-
dc.date.accessioned2017-09-20T18:37:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:40Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2876-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBrinquedospt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.titleOs brinquedos e o ensino de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Vianna, Deise M.-
dc.contributor.referee2Sousa, João José Fernandes de-
dc.contributor.referee3Chaves, Francisco Artur Braun-
dc.description.resumoProposta elaborada com a intenção de ajudar os professores em sua tarefa de passar conhecimentos de Física aos alunos, de uma forma inovadora, desmistificando a ideia de que essa disciplina, junto com a de matemática é muito difícil de ser aprendida, o que resultou na introdução de aulas teórico-experimentais. Para tanto, novas metodologias foram posta em prática, e uma delas foi o uso do lúdico, ou seja, emprego de brinquedos. A nossa proposta consiste em levar brinquedos para a sala de aula, os quais se tornarão elementos que estimularão os alunos a pensarem. Brinquedos e jogo são objetos de grande atenção para a garotada e os adolescentes no geral. Nesse material há um desafio para cada idade, para cada nível de cognição. De posse desse recurso, o professor induz o educando a discutir o funcionamento dos brinquedos, em aula, e também questionar situações do seu dia a dia, a fim de avaliar seus conhecimentos prévios, obtendo-se dessa forma a avaliação diagnóstica do alunado. Os brinquedos adquiridos são simples e de baixo custo, o que permitiu que eles fossem facilmente obtidos. Esses brinquedos foram catalogados em tabelas, as quais formam divididas em tópicos do livro de Física do Alberto Gaspar. De posse desses brinquedos levantados foram criadas duas aulas experimentais, para exemplificar. Desenvolvemos, portanto, uma aula sobre lançamentos verticais, horizontais e oblíquos utilizando uma rampa de brinquedo e uma bola e uma aula sobre pressão fazendo uso de uma pistola d'água. A ideia destas aulas é aplicar o recurso lúdico levantando perguntas sobre o experimento, e com base na resposta dos alunos (concepções prévias), iniciar uma aula, priorizando os conteúdos menos compreendidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MPSilva.pdf3.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.