Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2876
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moreira, Lígia de Farias | - |
dc.contributor.author | Silva, Marcelo Panta da | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-20T18:37:21Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:40Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2876 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.title | Os brinquedos e o ensino de física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vianna, Deise M. | - |
dc.contributor.referee2 | Sousa, João José Fernandes de | - |
dc.contributor.referee3 | Chaves, Francisco Artur Braun | - |
dc.description.resumo | Proposta elaborada com a intenção de ajudar os professores em sua tarefa de passar conhecimentos de Física aos alunos, de uma forma inovadora, desmistificando a ideia de que essa disciplina, junto com a de matemática é muito difícil de ser aprendida, o que resultou na introdução de aulas teórico-experimentais. Para tanto, novas metodologias foram posta em prática, e uma delas foi o uso do lúdico, ou seja, emprego de brinquedos. A nossa proposta consiste em levar brinquedos para a sala de aula, os quais se tornarão elementos que estimularão os alunos a pensarem. Brinquedos e jogo são objetos de grande atenção para a garotada e os adolescentes no geral. Nesse material há um desafio para cada idade, para cada nível de cognição. De posse desse recurso, o professor induz o educando a discutir o funcionamento dos brinquedos, em aula, e também questionar situações do seu dia a dia, a fim de avaliar seus conhecimentos prévios, obtendo-se dessa forma a avaliação diagnóstica do alunado. Os brinquedos adquiridos são simples e de baixo custo, o que permitiu que eles fossem facilmente obtidos. Esses brinquedos foram catalogados em tabelas, as quais formam divididas em tópicos do livro de Física do Alberto Gaspar. De posse desses brinquedos levantados foram criadas duas aulas experimentais, para exemplificar. Desenvolvemos, portanto, uma aula sobre lançamentos verticais, horizontais e oblíquos utilizando uma rampa de brinquedo e uma bola e uma aula sobre pressão fazendo uso de uma pistola d'água. A ideia destas aulas é aplicar o recurso lúdico levantando perguntas sobre o experimento, e com base na resposta dos alunos (concepções prévias), iniciar uma aula, priorizando os conteúdos menos compreendidos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MPSilva.pdf | 3.4 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.