Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/2889
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMoreira, Lígia de Farias-
dc.contributor.authorCosta, Edson da Silva-
dc.date.accessioned2017-09-22T17:50:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:40Z-
dc.date.issued2005-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2889-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleEquilíbrio mecânico: uma nova proposta para o ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoAborda os conceitos chaves para o estudo de equilíbrio mecânico através de diversos experimentos que nos permitiu fazer uma análise qualitativa dos conceitos abordados. A intenção deste trabalho foi permitir o aprendizado dos tipos de equilíbrio (estável, instável e indiferente), condições de equilíbrio, equilíbrio estático e dinâmico. Para isso trabalhamos assuntos que nos permitiram entender os conceitos chaves acima, sendo estes: fundamentação do conceito de inércia, equilíbrio de ponto material e corpos extensos, centro de massa, torque, binário. Além disso, trabalhamos fazendo comparações entre algumas grandezas angulares com algumas grandezas lineares (Força vs Torque; Inércia vs momento de inércia; Momento linear vs Momento angular), discussão trazida por poucos livros didáticos de Ensino Médio, devendo ser uma das tendências futuras do mesmopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Aparece en las colecciones: Física

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ESCosta.pdf5.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.