Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2890
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação: construção ou julgamento no cotidiano escolar?
Author(s)/Inventor(s): Silva, Sandro Araújo da
Advisor: Moreira, Lígia de Farias
Abstract: Esta pesquisa se fundamenta nos princípios de uma avaliação que voltada para a emancipação do aluno, em todos os seus sentidos; que passe a questionar a avaliação tradicional, para dar espaço a uma avaliação que vise o progresso do educando, para que futuramente venha a se tornar um cidadão crítico, democrático e autônomo. Para a coleta de dados, utilizamos dois questionários: um questionário que continha quatro questões, para o professor, referentes a avaliação da aprendizagem e um outro, para o aluno, que continha oito questões referentes a avaliação da aprendizagem. Nos resultados observamos que a avaliação usada de uma forma diagnóstica, ou seja, deixar de fazer um julgamento da aprendizagem do aluno, para servir como momento capaz de revelar o que o mesmo já sabe, os caminhos que percorreu para alcançar o conhecimento demonstrado, seu processo de construção de conhecimento, podendo potencializar, revelar suas possibilidades de avanços e suas necessidades para que as supere. A avaliação neste sentido propicia um momento de mudança, avanço, progresso, enfim aprendizagem. Ela é processual, contínua, participativa, diagnóstica e investigativa.
Keywords: Avaliação da aprendisagem
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Department : Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Feb-2005
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/2890
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SASilva.pdf2,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.