Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/2896
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Simulação computacional do interferômetro de Mach-Zehnder
Autor(es)/Inventor(es): Pontes, Raphael Guimarães
Orientador: Aguiar, Carlos Eduardo
Resumo: O interferômetro de Mach-Zehder é um instrumento ótico com o qual se pode discutir de maneira particularmente simples os aspectos ondulatórios e corpusculares da luz. Apresentaremos uma simulação virtual, desenvolvida por nós, deste interferômetro. A simulação ilustra experimentos de interferência e de “qual-caminho” no interferômetro virtual, mostrados de maneira a facilitar a compreensão da dualidade onda-partícula por estudantes de cursos introdutórios de física. Embora o foco seja o ensino médio, o programa também pode ser usado em cursos universitários de física básica. O programa de simulação foi escrito em HTML5/JavaScript e pode ser executado via internet (ou localmente) em praticamente qualquer computador que possua um navegador moderno. Isso inclui a maioria dos tablets e smartphones, o que aumenta consideravelmente as possibilidades de utilização didática da simulação. Em conjunto com a simulação, apresentaremos um roteiro para sua utilização em salas de aula do ensino médio.
Palavras-chave: Mecânica quântica
Ensino de física
Simulação computacional
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL::FISICA CLASSICA E FISICA QUANTICA MECANICA E CAMPOS
Unidade produtora: Instituto de Física
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jan-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raphael Pontes 2016.pdf612.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.