Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/289
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Salis, Fernando | - |
dc.contributor.author | Pinto, Rafaela Dias | - |
dc.contributor.author | Dias, Felipe Tostes | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-09T14:14:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:30Z | - |
dc.date.issued | 2008-07-09 | - |
dc.identifier.citation | PINTO, Rafaela Dias; DIAS. Felipe Tostes. Cinema em Sete Cores: homossexualidade no cinema brasileiro. 2008. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/289 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Homossexualidade | pt_BR |
dc.subject | Curta-metragem | pt_BR |
dc.title | Cinema em sete cores: a homosexualidade no cinema brasileiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7250543486330602 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lopes, Denílson | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9933539110710810 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lissovsky, Mauricio | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8617902192670705 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fragozo, Fernando Antonio Soares | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8778872217181908 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Fernandes, Fátima Sobral | - |
dc.description.resumo | Curta-metragem documentário, em que se traça um panorama sobre a forma como o cinema brasileiro retratou a personagem homossexual. Discussão sobre a existência de um cinema GLBT no país, suas origens, transformações e conseqüências. A importância da identificação do indivíduo com o personagem mostrado na tela e a necessidade de se ver representado de forma fidedigna à sua realidade. Através das entrevistas com atores, diretores e estudiosos, origina-se um debate sobre como se criou a noção popular de homossexualidade, seus preconceitos e o papel estereotipado em que o homossexual era permitido. Ilustração do travestimento nas “chanchadas”, como uma forma de trazer o assunto ao grande público; uso do lesbianismo como objeto de erotização, voltado para um público majoritariamente heterossexual masculino; a forte presença do gay no submundo da marginalidade e, finalmente, uma maior abertura para a humanização desses personagens, muitas vezes, tangenciando o politicamente correto, a partir de imagens de arquivo intercaladas com os depoimentos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RPintoFDias.pdf | 519.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.