Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2959
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A utilização da música como estímulo e fixador de conceitos no ensino da refração na ótica geométrica
Author(s)/Inventor(s): Cordeiro, Gabriel Manoel da Costa
Advisor: Moreira, Lígia de Farias
Abstract: Lecionando em turmas preparatórias aos concursos de admissão para escolas de formação das Forças Armadas, nesses quatro anos, pude constatar que o mesmo desanimo e falta de motivação apresentada pelos alunos do ensino regular e enfrentado pelos professores ocorre nessa modalidade de “ensino”. O que parece contraditório, uma vez que esses cursos são pagos. Enfrentando essa realidade, busquei novas metodologias que pudessem mudar esse quadro geral e motivassem os alunos para o estudo da Física. Encontrei na utilização da música uma maneira lúdica e eficaz de aumentar o interesse da classe e do nível de participação dos alunos durante as aulas. Neste trabalho analisamos o desempenho dos alunos de quatro turmas preparatórias as escolas militares quando submetidos ao estudo da refração da luz utilizando a música. Utilizaremos a faixa no. 14 do CD ADORO FÍSICA. Nosso principal objetivo será o de tentar mensuram os possíveis benefícios que essa metodologia pode trazer para a memorização dos conceitos desenvolvidos na sala e trabalhadas na letra da música.
Keywords: Ótica geométrica
Música
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA
Production unit: Instituto de Física
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Aug-2002
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GMCCordeiro.pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.