Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/2962
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Pereira, Alessandra Fontes Carvalho da Rocha Kuklinski | - |
dc.contributor.author | Trugano, Mônica Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-29T20:03:58Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:38Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/2962 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Literatura brasileira | pt_BR |
dc.subject | Conto brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Clarice Lispector | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Clarice Lispector na sala de aula: um caminho para a formação do leitor literário | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2897684040957559 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investiga as contribuições do gênero textual conto para a formação do leitor literário. Para isso, além de um estudo teórico sobre a importância do texto literário para a formação de leitores, bem como a importância de práticas adequadas em sala de aula, optou-se pela obra da escritora brasileira Clarice Lispector. Desta forma, este trabalho pretende apresentar algumas experiências de leitura literária realizadas em sala de aula, a partir de uma seleção de três contos da escritora: Cem anos de perdão, Uma esperança e Felicidade Clandestina, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Com uma escrita introspectiva, Clarice Lispector, em seus contos, parte de situações simples e cotidianas para alcançar reflexões internas e profundas. O foco de sua narrativa não está no tempo, no espaço e no que ocorre externamente, mas nas reações internas que suas personagens sofrem a esses acontecimentos que, a princípio, são simples e corriqueiros. Assim, investiga-se de que forma estas particularidades podem despertar interesse e contribuir para a formação do leitor literário, além de contribuir para o desenvolvimento crítico do jovem leitor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Letras | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Letras - Literaturas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Trugano, M.pdf | 5.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.