Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/2973
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTaddei, Renzo Romano-
dc.contributor.authorLopes, Mariana Freire-
dc.date.accessioned2017-10-02T20:30:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:38Z-
dc.date.issued2010-12-17-
dc.identifier.citationLOPES, Mariana Freire. Mídia sociedade brasileira e a construção do personalismo político: a herança Lula para a candidata Dilma Rousseff. 2010. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/2973-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectPersonalismopt_BR
dc.titleMídia sociedade brasileira e a construção do personalismo político: a herança Lula para a candidata Dilma Rousseffpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3956613911250399pt_BR
dc.contributor.referee1Strozenberg, Ilana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0352176322106482pt_BR
dc.contributor.referee2Amaral, Marcio Tavares d'-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7322409196325122pt_BR
dc.description.resumoDiscute a política eleitoral a partir da atuação da mídia e de uma análise da sociedade brasileira. Dessa forma, procura perceber como o lugar privilegiado de fala dos meios de comunicação, e a hierarquia social brasileira - onde coexistem o “indivíduo” e a “pessoa” -, são caminhos possíveis na construção do personalismo político. Na abordagem sobre a mídia, o estudo reúne as obras: “Public Opinion”, de Walter Lippmann; A construção da política, de Alessandra Aldé; e o ensaio O Narrador, de Walter Benjamin. Para a crítica à sociedade brasileira, Carnavais, malandros e heróis, de Roberto DaMatta. Além disso foram analisados trechos de 4 entrevistas realizadas com empregadas domésticas e um profissional de marketing político sobre o personalismo na política.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLopes.pdf522.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.