Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/298
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Vaz, Paulo Roberto Gibaldi | - |
dc.contributor.author | Galvão, Luíza Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-10T13:10:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:30Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-10 | - |
dc.identifier.citation | GALVÃO, Luíza Lopes. O criminoso, o policial e a vítima no cinema brasileiro: a transformação da construção dos personagens desde a década de 60 até os anos 2010 à luz da passagem histórica da norma ao risco. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Radialismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/298 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Personagem | pt_BR |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.title | O criminoso, o policial e a vítima no cinema brasileiro: a transformação da construção dos personagens desde a década de 60 até os anos 2010 à luz da passagem histórica da norma ao risco | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5987778390189807 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa através da historiografia do cinema brasileiro – da década de sessenta até os dias atuais – as transformações ocorridas nas formas como o personagem-criminoso, o personagem-vítima e o personagem- policial são representados. Encontramos no meio ficcional, que muitas vezes se pretende documental, um objeto de estudo para buscar compreender a mudança do pensamento social no que concerne à questão do risco. Para tal análise, nove filmes foram mobilizados. O assalto ao trem pagador (Roberto Farias – 1962), O bandido da luz vermelha (Rogério Sganzerla – 1968), Lucio Flávio, o Passageiro da agonia (Hector Babenco – 1977), Pixote, a lei do mais fraco (Hector Babenco – 1981), Cidade de Deus (Fernando Meirelles – 2002), Tropa de Elite (José Padilha – 2007), Última parada 174 (Bruno Barreto – 2008), Tropa de Elite 2 – O inimigo agora é outro (José Padilha – 2010) e Alemão (José Eduardo Belmonte – 2014). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RADIO E TELEVISAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Radialismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Monografia - Luiza - Final - Pré-texto (2 files merged).pdf | 471.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.