Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/29999

Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A articulação entre identidades culturais, multiletramentos e práticas pedagógicas com estudantes imigrantes: por uma educação intercultural
Author(s)/Inventor(s): Rocha, Natália Gonçalves da
Advisor: Xavier, Giseli Pereli de Moura
Co-advisor: Kuklinski, Alessandra Fontes Carvalho da Rocha
Abstract: Partindo do contexto contemporâneo de intensificação dos fluxos migratórios e da crescente diversidade cultural presente nas escolas, a pesquisa buscou compreender de que maneira as práticas pedagógicas desenvolvidas no cotidiano escolar reconhecem, integram ou silenciam as identidades culturais, linguísticas e os diferentes letramentos que atravessam estudantes imigrantes. O problema de pesquisa fundamenta-se na necessidade de refletir sobre o papel da escola diante das transformações culturais e identitárias da contemporaneidade, especialmente frente aos desafios impostos pela migração e hibridização cultural. Como objetivo principal, buscou-se investigar como as práticas pedagógicas desenvolvidas no acolhimento de estudantes imigrantes articulam identidades culturais e multiletramentos, tendo como eixo central de análise e proposição a construção de uma educação intercultural crítica. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, tendo como estratégia metodológica o estudo de caso realizado em uma escola pública municipal do Rio de Janeiro. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e entrevista narrativa com duas professoras que acompanharam a trajetória escolar de uma estudante imigrante peruana nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica foi construída a partir das contribuições dos estudos culturais e da interculturalidade crítica, baseada principalmente em Hall (2006), Walsh (2012), Candau (2008; 2016) e Rojo (2012). Os resultados da pesquisa evidenciaram que as práticas pedagógicas analisadas contribuíram para o acolhimento da estudante imigrante, entretanto, a articulação entre identidades culturais, multiletramentos e práticas pedagógicas apareceu de maneira parcial e pouco sistematizada no campo empírico, ocorrendo principalmente a partir das iniciativas individuais, sobretudo de maneira intuitiva, não como resultado de formações específicas, fundamentação teórica, planejamentos pedagógicos sistematizados ou propostas institucionais voltadas à interculturalidade. Concluiu-se que, embora existam movimentos importantes de acolhimento e reconhecimento da diversidade cultural, ainda há limites significativos para a consolidação de uma educação intercultural crítica devido a ausência de propostas pedagógicas interculturais sistematizadas.
Keywords: Educação multicultural
Identidade cultural
Letramento digital
Estudantes
Imigrantes
Práticas pedagógicas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 29-Jun-2026
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ROCHA, Natália Gonçalves da. A articulação entre identidades culturais, multiletramentos e práticas pedagógicas com estudantes imigrantes: por uma educação intercultural. 2026. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2026.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NGRocha.pdf2.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.