Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3073
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDantas, Regina Maria Costa-
dc.contributor.authorMello, Paula Maria Abrantes Cotta de-
dc.date.accessioned2017-10-30T17:35:59Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:45Z-
dc.date.issued2017-04-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3073-
dc.description.abstractAnalyzes of the impact of interdisciplinary teaching in postgraduate student production, using as sampling the thesis and dissertations of the Program of History of Science, Techniques and Epistemology of the Federal University of Rio de Janeiro. Considering the thematic varieties of the disciplines subject and the different academic formation of the teachers, the objective is to identify which areas are most productive in relation to thesis and dissertations, from 2003 to 2014, in order to demonstrate the interdisciplinarity of the Program. For this analysis we used the Goffman Transition Point formula, Bibliometrics methodology, Research area of Information Science, in order to identify words with semantic content among the analyzed material. The results demonstrate the efficiency of the application of the Law presenting a representative picture of the thematic insertion of the areas of knowledge in T & D and show that the great thematic concentration corresponds to the initial areas that gave rise to the Program and the areas incorporated during the analyzed years are still dispersed throughout the production of thesis and dissertations.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCiência da Informaçãopt_BR
dc.subjectBibliometriapt_BR
dc.subjectPonto de Transição de Goffmanpt_BR
dc.subjectComunicação científicapt_BR
dc.subjectUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.titleInterdisciplinaridade na pós-graduação: estudo de seu impacto na produção de teses e dissertações do Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1846893867929598pt_BR
dc.description.resumoAnalisa o impacto do ensino interdisciplinar na produção discente da pós-graduação, utilizando como amostragem as teses e dissertações (T&D) apresentadas ao Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Considerando as variedades temáticas das disciplinas e a formação dos professores, o objetivo é identificar as áreas que estão mais representadas nas teses e dissertações, no período de 2003 a 2014, visando demonstrar a interdisciplinaridade do Programa. Utiliza como aporte teórico-metodológico a Bibliometria, área de pesquisa da Ciência da Informação, em particular, a Lei de Zipf e a fórmula do Ponto de Transição (T) de Goffman, de modo a identificar as palavras com conteúdo semântico e proceder ao reconhecimento da interdisciplinaridade. Os resultados comprovam a eficiência da aplicação da Lei apresentando um quadro representativo da inserção temática das áreas do conhecimento nas T&D e demonstram que a grande concentração temática corresponde às áreas iniciais que deram origem ao Programa. Foi observado que novas áreas foram sendo incorporadas ao longo dos anos analisados encontrando-se ainda dispersas no conjunto da produção discente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Matemáticapt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionaispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese Paula Mello 2017.pdf7.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.