Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3097
| Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Title: | O efeito fotoelétrico |
| Author(s)/Inventor(s): | Silva, Edson Alan Pinheiro da |
| Advisor: | Chaves, Francisco Artur Braun |
| Abstract: | Sugere ou aponta atividades no sentido de chamar a atenção do aluno para a importância e o impacto do Efeito Fotoelétrico no mundo contemporâneo e para a beleza da Física, que busca respostas para as complexidades que a natureza encerra. A primeira atividade empregada, de acordo com o propósito acima mencionado, é mostrada em um plano de aula e um texto que resume em poucas linhas as principais peculiaridades do Efeito Fotoelétrico, para que os estudantes leiam antes da aula em questão. São apresentados, em seguida, tópicos considerados importantes para a compreensão do Efeito Fotoelétrico, que é o tema principal deste trabalho, e um conteúdo histórico a respeito de alguns fatos responsáveis pela origem do Efeito Fotoelétrico. Posteriormente, este Trabalho expõe as principais características do Efeito Fotoelétrico e suas aplicações. Uma outra atividade de caráter mais pragmático, é a apresentação de um experimento relativo ao Efeito Fotoelétrico que pode auxiliar os professores durante sua explanação. Por fim, é exposta Lima conclusão concernente ao trabalho de Einstein para o Efeito Fotoelétrico. |
| Keywords: | Óptica eletrônica Ensino e Aprendizagem |
| Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::AREAS CLASSICAS DE FENOMENOLOGIA E SUAS APLICACOES::OTICA |
| Production unit: | Instituto de Física |
| Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Issue Date: | 2000 |
| Publisher country: | Brasil |
| Language: | por |
| Right access: | Acesso Aberto |
| Appears in Collections: | Física |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| EAPSilva.pdf | 3.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.