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http://hdl.handle.net/11422/309
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Villaça, Nízia Maria Souza | - |
dc.contributor.author | Cristóvão, Amélia Rodrigues Meio Dia | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-10T17:29:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:31Z | - |
dc.date.issued | 2006-08-08 | - |
dc.identifier.citation | CRISTÓVÃO, Amélia Rodrigues Meio Dia. Os mecanismos de identificação na ilustração editorial dos meios de comunicação e dos livros infantis Angola. 2006. 70 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/309 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Produção editorial | pt_BR |
dc.subject | Livro infantil | pt_BR |
dc.subject | Angola | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.title | Os mecanismos de identificação na ilustração editorial dos meios de comunicação e dos livros infantis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4141738725910147 | pt_BR |
dc.description.resumo | Analisa a edição de livros para o ensino particular em Angola, a partir da bibliografia apresentada. Parte-se do principio que no ensino particular ainda com grande influência colonial os livros estão estritamente ligados a uma literatura infantil dirigida para um público selecionado sem se ter em conta o nativo (povo angolano genuíno). Após a independência de Angola, assume o poder e começa a fazer uma série de mudanças que leva à discórdia parcial da população que se beneficia do ensino que se apresenta nesta pesquisa de final de curso. O desenvolvimento da monografia – que dá ênfase à mudança na edição da literatura infantil para o ensino particular fundamental, no período colonial, no período pós-colonial e na atualidade. Faz-se uma comparação na edição desta literatura, focalizando os mecanismos de identificação através de ilustrações, e de linguagens utilizadas para os selecionados e para os não selecionados, e também as diferenças no aprendizado, levando sempre em consideração que o poder político antes estava nas mãos dos portugueses (colonizadores) e depois passa para as mãos de um grupo que além de nativo discrimina os outros grupos étnicos o que acaba levando a uma guerra que dura mais de trinta anos. Num contexto editorial passa-se em revista todas as etapas que um editor faz a fim de identificar mecanismos de como ilustrar uma edição para as escolas nacionais do ensino fundamental particular. Após a independência o ensino passa a ser estatal e ainda assim sofre alguns desníveis que não correspondem à realidade angolana, segundo as suas tradições e costumes. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Produção editorial |
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MONOGRAFIA AMELIA.pdf | 769.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
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