Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/309
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVillaça, Nízia Maria Souza-
dc.contributor.authorCristóvão, Amélia Rodrigues Meio Dia-
dc.date.accessioned2016-05-10T17:29:09Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:31Z-
dc.date.issued2006-08-08-
dc.identifier.citationCRISTÓVÃO, Amélia Rodrigues Meio Dia. Os mecanismos de identificação na ilustração editorial dos meios de comunicação e dos livros infantis Angola. 2006. 70 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/309-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução editorialpt_BR
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectAngolapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleOs mecanismos de identificação na ilustração editorial dos meios de comunicação e dos livros infantispt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4141738725910147pt_BR
dc.description.resumoAnalisa a edição de livros para o ensino particular em Angola, a partir da bibliografia apresentada. Parte-se do principio que no ensino particular ainda com grande influência colonial os livros estão estritamente ligados a uma literatura infantil dirigida para um público selecionado sem se ter em conta o nativo (povo angolano genuíno). Após a independência de Angola, assume o poder e começa a fazer uma série de mudanças que leva à discórdia parcial da população que se beneficia do ensino que se apresenta nesta pesquisa de final de curso. O desenvolvimento da monografia – que dá ênfase à mudança na edição da literatura infantil para o ensino particular fundamental, no período colonial, no período pós-colonial e na atualidade. Faz-se uma comparação na edição desta literatura, focalizando os mecanismos de identificação através de ilustrações, e de linguagens utilizadas para os selecionados e para os não selecionados, e também as diferenças no aprendizado, levando sempre em consideração que o poder político antes estava nas mãos dos portugueses (colonizadores) e depois passa para as mãos de um grupo que além de nativo discrimina os outros grupos étnicos o que acaba levando a uma guerra que dura mais de trinta anos. Num contexto editorial passa-se em revista todas as etapas que um editor faz a fim de identificar mecanismos de como ilustrar uma edição para as escolas nacionais do ensino fundamental particular. Após a independência o ensino passa a ser estatal e ainda assim sofre alguns desníveis que não correspondem à realidade angolana, segundo as suas tradições e costumes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA AMELIA.pdf769.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.