Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3140
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.contributor.author | Fully, Jeniffer Caroline Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T11:55:12Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-14 | - |
dc.identifier.citation | FULLY, Jeniffer Caroline Rodrigues. Aluno é criança, é sujeito também!. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3140 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | Aluno é criança, é sujeito também! | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0576323713492756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Coimbra, Silvia Gabrielle Braz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9592605275747736 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Guimarães, Daniela de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Vieira, Camila Nagem Marques | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8067351052824030 | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa como é entendida a criança em idade escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental (5-6 anos). A investigação foi conduzida pela questão “o que diferencia uma criança de um aluno sob a ótica dos educadores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental?”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual aplicamos um questionário online destinado a educadores participantes de um concurso de determinado município para professor II (anos iniciais) do ensino fundamental. Estes professores foram convidados a responder os questionários e compartilhá-los com seus gestores para que também o fizessem. Assim, se configuram os sujeitos respondentes de nossa pesquisa, composto por 1 gestor (diretor) e 2 professores dos anos iniciais do E.F. A partir dos questionários obtidos fizemos a análise de conteúdos apoiados em Bardin (2011) e nos aportes teóricos selecionados como nossos referenciais. Dentre estes destacamos o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, (BRASIL, 1971;1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) e Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para crianças com seis anos de idade (BRASIL, 2007), documentos oficiais que nos ajudaram a pensar e discutir a criança e o aluno conforme a lei. Além de Benjamin (1984), Kramer (1996) e Vigotski (2009), ao definimos o conceito de criança para a Pedagogia, Santos (2009) e Souza (1996) com as discussões entre ser criança na educação infantil (4 e 5 anos) e no ensino fundamental (6 e 7 anos). Nossos resultados indicam que há divergência na maneira de olhar os alunos e esta pode defini-lo como sujeito ou não. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JCRFuly.pdf | 802.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.