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dc.contributor.advisorMaia, Maria Vitória Campos Mamede-
dc.contributor.authorFully, Jeniffer Caroline Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-11-09T11:55:12Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:50Z-
dc.date.issued2015-12-14-
dc.identifier.citationFULLY, Jeniffer Caroline Rodrigues. Aluno é criança, é sujeito também!. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3140-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleAluno é criança, é sujeito também!pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0576323713492756pt_BR
dc.contributor.referee1Coimbra, Silvia Gabrielle Braz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9592605275747736pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760pt_BR
dc.contributor.referee3Vieira, Camila Nagem Marques-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8067351052824030pt_BR
dc.description.resumoObserva como é entendida a criança em idade escolar na transição da educação infantil para o ensino fundamental (5-6 anos). A investigação foi conduzida pela questão “o que diferencia uma criança de um aluno sob a ótica dos educadores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental?”. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual aplicamos um questionário online destinado a educadores participantes de um concurso de determinado município para professor II (anos iniciais) do ensino fundamental. Estes professores foram convidados a responder os questionários e compartilhá-los com seus gestores para que também o fizessem. Assim, se configuram os sujeitos respondentes de nossa pesquisa, composto por 1 gestor (diretor) e 2 professores dos anos iniciais do E.F. A partir dos questionários obtidos fizemos a análise de conteúdos apoiados em Bardin (2011) e nos aportes teóricos selecionados como nossos referenciais. Dentre estes destacamos o Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), as Leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, (BRASIL, 1971;1996), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010) e Ensino Fundamental de Nove Anos: orientações para crianças com seis anos de idade (BRASIL, 2007), documentos oficiais que nos ajudaram a pensar e discutir a criança e o aluno conforme a lei. Além de Benjamin (1984), Kramer (1996) e Vigotski (2009), ao definimos o conceito de criança para a Pedagogia, Santos (2009) e Souza (1996) com as discussões entre ser criança na educação infantil (4 e 5 anos) e no ensino fundamental (6 e 7 anos). Nossos resultados indicam que há divergência na maneira de olhar os alunos e esta pode defini-lo como sujeito ou não.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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