Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3141
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Giambiagi, Irene | - |
dc.contributor.author | Costa, Ramalhes Goes da | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T12:22:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-08 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Ramalhes Goes da. Licenciatura e formação de alunos leitores. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3141 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infántil | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Livros e leitura | pt_BR |
dc.title | Licenciatura e formação de alunos leitores | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1676165553343258 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Marta Lima de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2722126628502869 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Monção, Vinicius de Moraes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6398850415072000 | pt_BR |
dc.description.resumo | A prática do professor de ler literatura infantil para os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a oferecer condições para o desenvolvimento do leitor, é considerada uma atividade de incentivo para que a criança se interesse pelo livro e pela leitura. Nessa perspectiva, é significativo o papel do educador como mediador da leitura na escola pública. Esta pesquisa bibliográfica objetivou responder à seguinte questão: é possível estabelecer relações entre a utilização de livros literários na sala de aula e o desenvolvimento do comportamento leitor no aluno? Entendemos que na realidade das diversas escolas públicas brasileiras ainda é um desafio para os professores formar alunos leitores, pois estes profissionais precisam ter clareza do papel social e cultural da literatura infantil em sala de aula. Salientamos, como afirma Perrotti (1990), que a escola sozinha não constitui uma política de redenção da leitura na sociedade, mas pode colaborar para o encontro do sujeito com o texto literário. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RCosta.pdf | 582.05 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.