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dc.contributor.advisorGiambiagi, Irene-
dc.contributor.authorCosta, Ramalhes Goes da-
dc.date.accessioned2017-11-09T12:22:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:50Z-
dc.date.issued2015-08-
dc.identifier.citationCOSTA, Ramalhes Goes da. Licenciatura e formação de alunos leitores. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3141-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infántilpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLivros e leiturapt_BR
dc.titleLicenciatura e formação de alunos leitorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1676165553343258pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2722126628502869pt_BR
dc.contributor.referee2Monção, Vinicius de Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6398850415072000pt_BR
dc.description.resumoA prática do professor de ler literatura infantil para os alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, visando a oferecer condições para o desenvolvimento do leitor, é considerada uma atividade de incentivo para que a criança se interesse pelo livro e pela leitura. Nessa perspectiva, é significativo o papel do educador como mediador da leitura na escola pública. Esta pesquisa bibliográfica objetivou responder à seguinte questão: é possível estabelecer relações entre a utilização de livros literários na sala de aula e o desenvolvimento do comportamento leitor no aluno? Entendemos que na realidade das diversas escolas públicas brasileiras ainda é um desafio para os professores formar alunos leitores, pois estes profissionais precisam ter clareza do papel social e cultural da literatura infantil em sala de aula. Salientamos, como afirma Perrotti (1990), que a escola sozinha não constitui uma política de redenção da leitura na sociedade, mas pode colaborar para o encontro do sujeito com o texto literário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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