Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3142
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dc.contributor.advisorRosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha-
dc.contributor.authorTavares, Mayara de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-11-09T12:29:24Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:50Z-
dc.date.issued2015-09-
dc.identifier.citationTAVARES, Mayara de Oliveira. Há muito folclore em torno das avaliações: percepções dos gestores sobre as avaliações em larga escala no Rio de Janeiro. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3142-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleHá muito folclore em torno das avaliações: percepções dos gestores sobre as avaliações em larga escala no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0733727866956524pt_BR
dc.description.resumoAnálise sobre os sistemas de avaliação em larga escala e os efeitos das avaliações externas no cotidiano escolar. Nosso foco está direcionado para as percepções de gestores de escolas municipais do Rio de Janeiro que optaram por participar de um curso de formação para o uso de indicadores educacionais, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), pelo projeto Observatório da Educação. Durante o trabalho apresentaremos as percepções dos gestores sobre os sistemas de avaliação em larga escala antes do início do curso; descreveremos os processos de relativização das percepções iniciais ocorridos no decorrer do curso e compararemos as percepções iniciais com as percepções dos gestores ao final do curso. Os dados empíricos que sustentam nossa argumentação foram mapeados com dois grupos focais, realizados na primeira aula do curso; observações etnográficas feitas no decorrer do curso; e um questionário de avaliação, preenchido pelos gestores ao final do curso. O curso formou de 2012 a 2014 cinco turmas, com um total de 85 gestores. Analisamos a turma do segundo semestre de 2013, que contou com 20 gestores participantes, sendo: (i) 12 diretores, (ii) 2 diretores adjuntos; e (iii) 6 coordenadores pedagógicos. A escolha em trabalhar com esta turma se deu devido a minha participação como bolsista na turma de 2013.2.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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