Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3142
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Rosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha | - |
dc.contributor.author | Tavares, Mayara de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T12:29:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-09 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, Mayara de Oliveira. Há muito folclore em torno das avaliações: percepções dos gestores sobre as avaliações em larga escala no Rio de Janeiro. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3142 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da educação | pt_BR |
dc.subject | Indicadores educacionais | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Há muito folclore em torno das avaliações: percepções dos gestores sobre as avaliações em larga escala no Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0733727866956524 | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise sobre os sistemas de avaliação em larga escala e os efeitos das avaliações externas no cotidiano escolar. Nosso foco está direcionado para as percepções de gestores de escolas municipais do Rio de Janeiro que optaram por participar de um curso de formação para o uso de indicadores educacionais, promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com o apoio da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), pelo projeto Observatório da Educação. Durante o trabalho apresentaremos as percepções dos gestores sobre os sistemas de avaliação em larga escala antes do início do curso; descreveremos os processos de relativização das percepções iniciais ocorridos no decorrer do curso e compararemos as percepções iniciais com as percepções dos gestores ao final do curso. Os dados empíricos que sustentam nossa argumentação foram mapeados com dois grupos focais, realizados na primeira aula do curso; observações etnográficas feitas no decorrer do curso; e um questionário de avaliação, preenchido pelos gestores ao final do curso. O curso formou de 2012 a 2014 cinco turmas, com um total de 85 gestores. Analisamos a turma do segundo semestre de 2013, que contou com 20 gestores participantes, sendo: (i) 12 diretores, (ii) 2 diretores adjuntos; e (iii) 6 coordenadores pedagógicos. A escolha em trabalhar com esta turma se deu devido a minha participação como bolsista na turma de 2013.2. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MOTavares.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.