Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3146
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Luciana Bezerra do Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-09T13:12:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:50Z | - |
dc.date.issued | 2015-07 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Luciana Bezerra do Nascimento de. A contribuição da brincadeira para o processo de socialização da criança na creche. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3146 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Interação social | pt_BR |
dc.title | Educação infantil: a contribuição da brincadeira para o processo de socialização da criança na creche | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0576323713492756 | pt_BR |
dc.description.resumo | Estudo direcionado para a importância da brincadeira e sua relação com a criança em seus aspectos sociais. Tendo como ponto de partida a creche, que neste cenário serviu como fio condutor da pesquisa, foi possível investigar se a brincadeira contribui de algum modo para a sociabilidade da criança no contexto educativo. Numa abordagem que trouxe autores como Bondioli e Vygotsky, foi destacada a presença da brincadeira na vida da criança desde o nascimento até o início da idade escolar, fator de grande relevância para a formação do pensamento abstrato. Nesta dinâmica, foi elucidado também o papel do professor, que na sua função de mediador e facilitador das interações deverá ter o olhar atendo e direcionado para atender as necessidades da criança. Deste modo, tomando por base duas turmas distintas do maternal I, de uma creche da rede pública municipal do Rio de Janeiro, analisei sob três eixos diferenciados a lógica da brincadeira nas interações, cuja primeira relacionou-se entre as próprias crianças de modo espontâneo, a segunda através da mediação do educador e a última partindo do interesse das crianças em direção a presença do educador. Tendo em vista essas questões, foi possível identificar através da análise desenvolvida, que contou com a criação de registros coletados no campo prático, a predominância da brincadeira no cotidiano infantil no espaço da creche, contribuindo de modo significativo para a socialização da criança e consequentemente a formação da identidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LBNascimento.pdf | 341.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.