Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3156
Tipo: Artigo
Título: A segmentação dos operadores logísticos no mercado brasileiro de acordo com suas capacitações para oferecer serviços
Título(s) alternativo(s): The segmentation of logistics operators in the brazillian market according to their abilities to provide services
Autor(es)/Inventor(es): Figueiredo, Kleber Fossati
Mora, Dinia Maria Monge
Resumo: Com a crescente popularidade da terceirização de atividades logísticas, o setor de Provedores de Serviços Logísticos [PSLs] vem mudando aceleradamente para poder acompanhar as necessidades de seus clientes. Os embarcadores buscam soluções cada vez mais completas, o que obriga os PSLs a repensar estratégias para melhorar o desempenho e a fazer escolhas a respeito dos serviços oferecidos e dos nichos onde atuar. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo principal verificar, no mercado brasileiro, se existem diferentes tipos de PSLs em função de suas capacitações para oferecer serviços. Para responder a esta pergunta, foi conduzida uma pesquisa do tipo survey com os operadores logísticos listados no Panorama de Operadores Logísticos, publicado pela Revista Tecnologística em Junho de 2005. Constatou-se que existem quatro tipos de PSLs, que se diferenciam de acordo com o grau de capacitação que possuem para oferecer serviços de transporte, serviços de controle de estoque e armazenagem, serviços de valor agregado e serviços relacionados com assuntos de legislação. Especula-se que esses quatro tipos representem diferentes estágios pelos quais um PSL passa, desde que começa a oferecer as atividades básicas até que desenvolve todas as capacitações para virar um único contato logístico para seus clientes.
Resumo : With the increasing popularity of logistics outsourcing, the 3PL industry has changed rapidly in order to meet customer needs. Shippers are seeking more complete solutions and are taking contract renewal decisions based on service quality. 3PLs are compelled to reformulate strategies that will enable them to improve the performance and profitability of their business as well as to make choices regarding the services offered and the niches they will play in. In this context, the purpose of this study is to determine whether it is possible to differentiate 3PLs operating in the Brazilian market according to their service capabilities. To answer this question, a questionnaire was sent to 118 companies that form part of the Panorama de Operadores Logísticos, published by the Revista Tecnologística in June, 2005. It was confirmed that there are four distinct types of 3PLs that differentiate themselves based on the level of capability they have to offer (1) transportation services, (2) inventory and warehousing services, (3) value-added services, and (4) legislation-related services. There is speculation that these four types of 3PLs represent different stages through which a 3PL passes from the moment it begins to offer basic services until it develops all service capabilities and becomes a one-stop shop for its clients.
Palavras-chave: Logística
Tercerização
Prestação de serviço
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Departamento: Instituto COPPEAD de Administração
Editor: Associação Nacional de Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Administração
In: RAC-Eletrônica
Volume: 3
Número: 1
Data de publicação: Abr-2009
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISSN: 1981-5700
URI: http://hdl.handle.net/11422/3156
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
762549.pdf170,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.