Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3158
Tipo: Artigo
Título: Qualidade em serviços de saúde
Autor(es)/Inventor(es): Araujo, Claudia
Figueiredo, Kleber Fossati
Faria, Marina Dias de
Resumo: As organizações de saúde brasileiras têm enfrentado desafios, principalmente no que se refere a controle de custos e qualidade dos serviços prestados. O conceito de qualidade em serviços de saúde passou, ao longo dos anos, do enfoque puramente técnico para um enfoque mais abrangente, no qual se tenta satisfazer as necessidades, interesses e demandas de três grupos: os prestadores do serviço de saúde, os que gerenciam tais serviços e os que o utilizam. O objetivo do artigo é analisar por meio de revisão de literatura os principais pontos relativos a qualidade de serviços no setor de saúde. As conclusões apontam que a melhoria da qualidade em serviços de saúde somente é atingida caso se torne parte integrante da cultura organizacional. Desta forma, os gestores devem focar em seus recursos humanos e ter em mente que os serviços de saúde são prestados por pessoas para pessoas.
Resumo : The Brazilian health care organizations have faced challenges, particularly concerning control costs and quality of service. The concept of quality in health services rose from the purely technical approach to a more comprehensive approach, which tries to meet the needs, interests and demands of three groups: the providers of health services, those who manage such services, and those who use it. This article aims to examine through literature review the main points concerning the quality of health services. The findings suggest that quality in health services is only achieved if it becomes part of the organizational culture. Therefore, managers should focus on human resources and to keep in mind that health services are provided by people to people.
Palavras-chave: Qualidade
Serviços de saúde
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
Departamento: Instituto COPPEAD de Administração
Editor: Universidade Estadual da Paraíba
In: Qualitas Revista Eletrônica
Volume: 8
Número: 3
Data de publicação: 21-Set-2009
DOI: http://dx.doi.org/10.18391/qualitas.v8i3.529
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
ISSN: 1677-4280
Citação: ARAUJO, Claudia; FIGUEIREDO, Kleber; DE FARIA, Marina Dias. QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Qualitas Revista Eletrônica, [S.l.], v. 8, n. 3, sep. 2009. ISSN 1677-4280. Disponível em: <http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/529>.
URI: http://hdl.handle.net/11422/3158
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