Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPettengill, Renata-
dc.contributor.authorFigueiredo, Andressa Balbi-
dc.date.accessioned2016-05-10T19:08:21Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:32Z-
dc.date.issued2005-11-24-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Andressa Balbi. O livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiro. 2005. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/317-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução editorialpt_BR
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.subjectMundo acadêmicopt_BR
dc.subjectEvolução tecnológicapt_BR
dc.titleO livro na era digital: o impacto das novas tecnologias no mercado editorial brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar, no mercado editorial brasileiro, algumas das mudanças provocadas por inovações tecnológicas do campo da informática, tais como: Internet, gravadores de CD e DVD, e-books readers, scanners etc. O atual cenário tecnológico tem causado preocupações, inclusive entre autores/teóricos do mundo acadêmico e entre profissionais do mundo editorial, a respeito do futuro do livro impresso, das editoras, das gráficas e dos profissionais da área editorial. Opiniões variadas e/ou conflitantes provocam, naturalmente, reflexões sobre as vantagens e desvantagens das novas tecnologias. A metodologia adotada neste trabalho é a de um estudo qualitativo comparativo sobre os diversos argumentos de teóricos da área editorial e/ou tecnológica. Para chegar às considerações finais sobre o futuro do livro impresso e do livro digital no Brasil, apresenta-se um histórico da evolução da produção editorial no mundo desde 1808.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andressa.pdf313.02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.