Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoehlecke, Sabrina-
dc.contributor.authorCarmo, Renato Tavares do-
dc.date.accessioned2017-11-16T10:49:26Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationCARMO, Renato Tavares do. A formação dos instrutores dos centros de formação de condutores na sociedade brasileira. 2015. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3185-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissional e técnicopt_BR
dc.subjectInstrutores de trânsitopt_BR
dc.subjectAutoescolaspt_BR
dc.titleA formação dos instrutores dos centros de formação de condutores na sociedade brasileirapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1066285819896126pt_BR
dc.description.resumoOs instrutores de autoescolas levaram anos para ter sua profissão regulamentada e reconhecida profissionalmente. O atual Código de Trânsito Brasileiro reparou essa falha e atendeu os interesses dessa categoria. Essa conquista traz seriedade ao processo de formação de instrutores pelas entidades que compõem o sistema nacional de trânsito. Essas mudanças foram necessárias para atender uma demanda profissional e a minha análise de tabelas e leis de trânsito permitiu um mapeamento da formação do instrutor e do funcionamento das autoescolas. Essas transformações influenciaram na condução do ensino para a formação desses instrutores e também dos candidatos a habilitadores para o exercício da cidadania no trânsito. O objetivo deste trabalho está ancorado na lei 12.302/10 que regulamenta o instrutor de trânsito como profissão e com intuito de evidenciá-lo realizei um retrospecto de sua profissionalização e identifiquei os caminhos que levaram a esse intento. Como método de pesquisa essa descoberta aconteceu através de leituras do código de trânsito brasileiro e de autores que escreveram trabalhos sobre esses profissionais permitindo conclusões sobre a temática trabalhada. Com o objetivo e a metodologia inclinada para essa proposta de pesquisa os resultados demonstraram que a formação do instrutor de trânsito é um desdobramento dos processos legislativos e que os órgãos que atuam nessa regulamentação criaram meios para a concretização da formação, qualificação e reciclagem desse profissional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RTCarmo.pdf763.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.