Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3185
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moehlecke, Sabrina | - |
dc.contributor.author | Carmo, Renato Tavares do | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-16T10:49:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:51Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | CARMO, Renato Tavares do. A formação dos instrutores dos centros de formação de condutores na sociedade brasileira. 2015. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3185 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional e técnico | pt_BR |
dc.subject | Instrutores de trânsito | pt_BR |
dc.subject | Autoescolas | pt_BR |
dc.title | A formação dos instrutores dos centros de formação de condutores na sociedade brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1066285819896126 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os instrutores de autoescolas levaram anos para ter sua profissão regulamentada e reconhecida profissionalmente. O atual Código de Trânsito Brasileiro reparou essa falha e atendeu os interesses dessa categoria. Essa conquista traz seriedade ao processo de formação de instrutores pelas entidades que compõem o sistema nacional de trânsito. Essas mudanças foram necessárias para atender uma demanda profissional e a minha análise de tabelas e leis de trânsito permitiu um mapeamento da formação do instrutor e do funcionamento das autoescolas. Essas transformações influenciaram na condução do ensino para a formação desses instrutores e também dos candidatos a habilitadores para o exercício da cidadania no trânsito. O objetivo deste trabalho está ancorado na lei 12.302/10 que regulamenta o instrutor de trânsito como profissão e com intuito de evidenciá-lo realizei um retrospecto de sua profissionalização e identifiquei os caminhos que levaram a esse intento. Como método de pesquisa essa descoberta aconteceu através de leituras do código de trânsito brasileiro e de autores que escreveram trabalhos sobre esses profissionais permitindo conclusões sobre a temática trabalhada. Com o objetivo e a metodologia inclinada para essa proposta de pesquisa os resultados demonstraram que a formação do instrutor de trânsito é um desdobramento dos processos legislativos e que os órgãos que atuam nessa regulamentação criaram meios para a concretização da formação, qualificação e reciclagem desse profissional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RTCarmo.pdf | 763.16 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.