Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3186
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Sidney Araujo dos |
Advisor: | Flores, Maria José Batista Pinto |
Abstract: | Analisa como o processo da laicidade, bem como o ensino religioso tem sido percebidos na literatura acadêmica e também por estudantes do curso de licenciatura. Para isso propusemos a compreender o conceito de laicidade, que nos levou a buscar o entendimento de outros aspectos relacionados como: secularização, relação entre laicidade e ensino religioso, principalmente nas instituições públicas de ensino. A partir disso buscamos compreender as percepções de autores que tratam dessa temática e também de um grupo de estudantes de licenciatura em torno da temática. Para isso, recorremos ao banco de dados Sciello, de onde extraímos trinta e nove textos, fazendo uma revisão bibliográfica e recorremos também a dicionários especializados. Quanto a parte empírica, foi feita uma pesquisa em uma turma de licenciatura (14 alunos), sendo utilizado um questionário através do qual buscamos traçar um perfil dos estudantes participantes e também verificarmos qual o entendimento deles sobre a temática. No que se refere aos resultados, percebemos que o ensino religioso nas escolas públicas continua sendo algo de muita polêmica e discussão entre os teóricos, bem como entre profissionais da educação e que o problema se avoluma uma vez que não há um currículo mínimo para a formação básica, assim como para a formação de docentes voltada para essa disciplina. A pesquisa com os licenciandos nos aponta que, pela importância do tema laicidade ele ainda é pouco discutido no espaço de formação acadêmica, mesmo sendo esse o local onde muitos estudantes se depararão com o tema pela primeira vez. Esses resultados nos permite inferir que tratar da questão da relação laicidade e educação na formação de professores nos cursos de licenciaturas é relevante para romper com preconceitos, desconfortos e conflitos no âmbito das práticas educativas escolares, tal evidenciado no texto de Cavaliere (2007). |
Keywords: | Ensino religioso Escola pública Liberdade religiosa |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 1-Oct-2015 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SANTOS, Sidney Araujo dos. Laicidade e ensino religioso: como ambos são percebidos nos textos acadêmicos e pelos estudantes de licenciatura. 2015. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SASantos.pdf | 413.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.