Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3187
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Arenhart, Deise | - |
dc.contributor.author | Moreira, Tania Maria da Silva Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-16T11:26:51Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:51Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Tania Maria da Silva Fernandes. Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3187 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Currículo de ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Concepções e práticas de planejamento na educação infantil de professoras da rede municipal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5887497111241761 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guimarães, Daniela de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Núbia de Oliveira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0619214710322051 | pt_BR |
dc.description.resumo | Discute a importância do planejamento na educação infantil, analisar as formas de planejar e as concepções de criança, conhecimento e educação infantil presentes nos planejamentos de professoras de educação infantil da rede municipal do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa teve abordagem qualitativa e análise de dados coletados a partir de entrevista semiestruturada com cinco professoras de Educação Infantil pertencentes a essa rede municipal de educação. Ao analisar as informações coletadas conclui-se que o planejamento é uma tarefa docente que permite a organização de ações, que prevê situações significativas de aprendizagem, mas também é um momento de pesquisa e reflexão inteiramente ligado à avaliação. Contudo, na ação cotidiana das professoras, essa potencialidade pedagógica do planejamento nem sempre é garantida, visto que esse tende a se automatizar e burocratizar devido a fatores diversos, como falta de formação, de acompanhamento da ação pedagógica do professor, de condições de trabalho, de compreensão de seu papel, etc. As concepções e formas de planejamento percebidas nas entrevistas também expressam que ainda há muito que se fazer para que o planejamento na educação infantil esteja em consonância com os princípios de uma pedagogia comprometida com as especificidades das crianças pequenas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO::CURRICULOS ESPECIFICOS PARA NIVEIS E TIPOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TMSFernandes.pdf | 626.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.