Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/3189
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília
Autor(es)/Inventor(es): Fernandes, Rejane Medeiros Rangel
Orientador: Arenhart, Deise
Resumo: O objetivo é conhecer alguns princípios centrais que fundamentam a proposta para a educação infantil na cidade de Reggio Emília na Itália e, a partir disso, refletir sobre possíveis contribuições dessa experiência para minha prática pedagógica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscando conhecer e discutir aspectos centrais dessa abordagem através de estudo bibliográfico, bem como uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora brasileira que foi até a Itália conhecer as escolas em Reggio Emília. Através dos estudos realizados, percebe-se que, na proposta de Reggio Emília, a escola deixa de ser um ambiente de depósito de conteúdos e passa a ser um ambiente de pesquisas e exploração do mundo; que valoriza as indagações, comentários e particularidades de cada criança; onde os professores atuam como mediadores e organizadores de contextos educativos; em que a diversificação de espaços e materiais, (sobretudo no ateliê) são fundamentais para enriquecer e ampliar as experiências culturais, sociais, artísticas e corporais das crianças. A partir da entrevista, percebe-se que esse encantamento, após conhecer a Abordagem de Reggio Emilia, desperta a vontade nos educadores de mudar suas posturas atuais e de refletir sobre novos caminhos norteadores para a educação infantil. Conclui-se então, que a Abordagem de Reggio Emília aponta um novo olhar frente a educação, voltado às crianças e a comunidade.
Palavras-chave: Educação infantil
Prática de ensino
Crianças
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Unidade produtora: Faculdade de Educação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2015
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: FERNANDES, Rejane Medeiros Rangel. Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMRFernandes.pdf363.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.