Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorFernandes, Rejane Medeiros Rangel-
dc.date.accessioned2017-11-16T12:55:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:51Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationFERNANDES, Rejane Medeiros Rangel. Um olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emília. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3189-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleUm olhar sobre a experiência de educação infantil em Reggio Emíliapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5887497111241761pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Núbia de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Daniela de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760pt_BR
dc.description.resumoO objetivo é conhecer alguns princípios centrais que fundamentam a proposta para a educação infantil na cidade de Reggio Emília na Itália e, a partir disso, refletir sobre possíveis contribuições dessa experiência para minha prática pedagógica. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscando conhecer e discutir aspectos centrais dessa abordagem através de estudo bibliográfico, bem como uma entrevista semiestruturada, realizada com uma professora brasileira que foi até a Itália conhecer as escolas em Reggio Emília. Através dos estudos realizados, percebe-se que, na proposta de Reggio Emília, a escola deixa de ser um ambiente de depósito de conteúdos e passa a ser um ambiente de pesquisas e exploração do mundo; que valoriza as indagações, comentários e particularidades de cada criança; onde os professores atuam como mediadores e organizadores de contextos educativos; em que a diversificação de espaços e materiais, (sobretudo no ateliê) são fundamentais para enriquecer e ampliar as experiências culturais, sociais, artísticas e corporais das crianças. A partir da entrevista, percebe-se que esse encantamento, após conhecer a Abordagem de Reggio Emilia, desperta a vontade nos educadores de mudar suas posturas atuais e de refletir sobre novos caminhos norteadores para a educação infantil. Conclui-se então, que a Abordagem de Reggio Emília aponta um novo olhar frente a educação, voltado às crianças e a comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMRFernandes.pdf363.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.