Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/318
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dc.contributor.advisorFeijó, Mário-
dc.contributor.authorMoraes, Rosana Alencar de-
dc.date.accessioned2016-05-11T17:45:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:30Z-
dc.date.issued2010-11-03-
dc.identifier.citationMORAES, Rosana Alencar. Guimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo público. 2009. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Produção Editorial) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/318-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProdução editorialpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectLivro infantilpt_BR
dc.subjectGuimarães Rosapt_BR
dc.titleGuimarães Rosa para crianças: a arte de adaptar um produto editorial para um novo públicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719pt_BR
dc.contributor.referee1Travancas, Isabel Siqueira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0325091621337695pt_BR
dc.contributor.referee2Junqueira, Maria Helena Rego-
dc.description.resumoA literatura feita para crianças e jovens nem sempre foi levada a sério. Hoje se sabe que o gosto pela leitura começa na infância, principalmente com as histórias que ouvimos. Por isso, os públicos infantil e juvenil constituem uma parcela importantíssima do imenso mercado editorial atualmente. Pensando nessa promissora fatia do mercado de livros, as editoras se esforçam cada vez mais para adaptar seus produtos para um novo público. Uma técnica que tem sido bastante utilizada é a adaptação de clássicos brasileiros para o público infantojuvenil. Podendo contar com um vasto catálogo de clássicos nacionais, principalmente romances e contos, os editores aproveitam algumas dessas obras para apresentá-las de uma nova forma às crianças e jovens, recontando as histórias muitas vezes na íntegra, mas com um novo projeto gráfico, mais adequado ao leitor que se quer atrair. É por meio de uma análise (do ponto de vista editorial) desses livros que poderemos entender melhor como funciona todo esse processo de adaptação de um produto editorial para um novo público. No presente trabalho, algumas obras derivadas de João Guimarães Rosa serão estudadas para exemplificar como é possível iniciar o público infantojuvenil na leitura de autores consagrados. São elas: O burrinho pedrês, Fita verde no cabelo e Zoo, todos lançados pela editora Nova Fronteira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

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