Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3191
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Ana Paula Teijido Barroso de | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-17T17:03:20Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-04 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Ana Paula Teijido Barroso de. O discente de Pedagogia e os desafios da inclusão na escola: o olhar do mediador escolar. 2016. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3191 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.title | O discente de Pedagogia e os desafios da inclusão na escola: o olhar do mediador escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0576323713492756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ivenicki, Ana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7321869768889062 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.description.resumo | Discutir a inclusão é tarefa, no mínimo, desafiadora. Inclusão vem do latim includere, que significa “fazer parte de” ou “participar de”. Se o aluno não está incluído, “não faz parte de” um determinado grupo. Percebo, então, que se faz necessário pensar para além da esfera das crianças com necessidades educacionais especiais e avançar na discussão da relação que a escola estabelece com o “diferente”, identificado a partir de um ‘padrão’ previamente definido. A fim de facilitar a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais, cada vez mais as instituições estão contratando estudantes de Pedagogia para atuarem como mediadores desses alunos em uma classe regular para mediar o processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem o intuito de discutir e identificar os possíveis desafios vividos no dia a dia pelo discente de Pedagogia enquanto mediador escolar. A abordagem da pesquisa maior será qualitativa, com observação participante, tendo como um dos instrumentos aplicação de questionário a discentes de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ que atuam ou já atuaram como mediador escolar. Como base para análise dos dados que foram levantados pelo campo, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o tema e é neste recorte que o presente trabalho se insere. Pensando na mediação escolar e nos dias de hoje, muito se discute e se reflete sobre esta prática, mas não se encontra material suficiente que aborde diretamente o papel do mediador escolar. Ademais, buscou-se responder as questões levantadas pela pesquisadora durante a experiência como mediadora sobre qual seria a função e a formação do mediador escolar, se existe especialização e se sua presença tem amparo legal. Sendo assim, procurou analisar os documentos referentes à Educação Especial e inclusão, que possam nortear o trabalho do mediador escolar. Portanto, a presente pesquisa reforça que o tema proposto é de suma importância, devendo incentivar novas pesquisas para fomentar a teoria. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ORIENTACAO E ACONSELHAMENTO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
APTOliveira.pdf | 616.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.