Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3196
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Maia, Maria Vitória Campos Mamede | - |
dc.contributor.author | Rocha, Beatriz Galdino | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-27T11:28:46Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:15Z | - |
dc.date.issued | 2016-03 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Beatriz Galdino. “Na minha casa eu faço o que quero”: o não limite e a construção do limite em crianças com 4-5 anos. 2016. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3196 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Disciplina da criança | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.title | “Na minha casa eu faço o que quero”: o não limite e a construção do limite em crianças com 4-5 anos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0576323713492756 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ivenicki, Ana | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7321869768889062 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Coimbra, Silvia Gabrielle Braz | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9592605275747736 | pt_BR |
dc.description.resumo | Quando se fala em limites, pensa-se logo em desafios, tanto para educadores quanto para pais. Em uma sociedade em que as relações estão cada vez menos sólidas, que não se sustentam por muito tempo e que há um ideal de juventude a todo custo, surge a pergunta: como dar limites para as crianças? Esse trabalho vai discutir as questões de limite em crianças de 4-5 anos, a partir da minha experiência, por dois anos, em uma escola particular da Zona Sul do Rio de Janeiro. Para analisar o cotidiano das turmas, lançamos mão do diário de campo, para, dessa forma, dialogar com o referencial bibliográfico utilizado nessa pesquisa. Além disso, serão também discutidas as relações sociais que se estabelecem e, por sua vez, o papel dos pais na atualidade. Que pais são esses? Qual a relação que estabelecem com seus filhos? Para poder estruturar algumas respostas a essas questões, foi feita uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, onde teoria e diário de campo dialogaram. Como conclusão desta monografia, chegamos à hipótese de que as crianças são aquelas que menos deveriam ser culpabilizadas em todo o processo de desapossamento de seu lugar de criança. Cabe à escola e à família construir um ambiente suficientemente bom para que elas, tão pequenas, possam crescer e, ao invés de brigar e gritar, brincarem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ABRocha.pdf | 537.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.