Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3197
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Azeredo, Ana Carla Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-27T11:40:26Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:14Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | AZEREDO, Ana Carla Magalhães. O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização. 2016. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3197 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Cuba | pt_BR |
dc.title | O projeto de alfabetização cubano pós revolução: a campanha de alfabetização | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Roberto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7700061700590484 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Masson, Máximo Augusto Campos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1132398987153174 | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise da Campanha de Erradicação do Analfabetismo em Cuba, partido do pressuposto de sua relevância para a alfabetização de jovens e adultos, tendo seu foco principal na forma rápida e eficiente com que se concretizou e se solidificou a erradicação do analfabetismo no país. O problema norteador da monografia baseia-se na implementação da Campanha educacional em todo o território cubano, destacando os desafios encontrados no decorrer deste processo e nos benefícios que a Campanha educacional conquistou para toda população de Cuba. O processo de alfabetização foi muito mais complexo e elaborado do que se imagina e contou com um trabalho de conscientização em massa que serviu para a colaboração da reconstrução de toda a sociedade cubana. Para que possamos compreender a dinâmica do processo, conceituaremos brevemente a situação do país antes da Campanha de Erradicação do Analfabetismo. A monografia discorrerá, também, resumidamente, sobre o processo revolucionário e sobre como a abrupta invasão norte-americana se fez presente durante a Campanha educacional. Ao final, a monografia visa constatar os benefícios permanentes conquistados por esse movimento educacional ao longo do tempo, seu impacto em outros países latino-americanos e contribuição para a erradicação do analfabetismo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACMAzeredo.pdf | 3.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.