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dc.contributor.advisorGuimarães, Daniela-
dc.contributor.authorSantos, Ana Carolina de Jesus dos-
dc.date.accessioned2017-11-27T12:06:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Carolina de Jesus dos. Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da Educação Infantil. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3199-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleAlém de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5201077923193760pt_BR
dc.description.resumoAnálise das interações das crianças no espaço externo de uma instituição de Educação Infantil, a partir das experiências e observações vivenciadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. As observações de campo foram realizadas na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II – Realengo, por meio de encontros semanais, no período de agosto de 2014 a dezembro de 2015. A base teórica deste trabalho constitui-se por uma análise de documentos da Educação Infantil, organizadores das práticas e por concepções sobre espaços e interação defendidas por teóricos do campo da Educação Infantil. O eixo de análise desse trabalho é analisar as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita para as crianças, assim como a maneira que a sua organização inibe ou estimula determinadas interações. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente trabalho a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares e ampliando o contato delas com elementos da natureza, possibilitando liberdade para seus corpos, suas brincadeiras, interações e criações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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