Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3199
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Guimarães, Daniela | - |
dc.contributor.author | Santos, Ana Carolina de Jesus dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-27T12:06:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Ana Carolina de Jesus dos. Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da Educação Infantil. 2016. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3199 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Além de quatro paredes: o espaço externo no cotidiano da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5201077923193760 | pt_BR |
dc.description.resumo | Análise das interações das crianças no espaço externo de uma instituição de Educação Infantil, a partir das experiências e observações vivenciadas como bolsista de Iniciação à Docência – PIBID – UFRJ. As observações de campo foram realizadas na Unidade de Educação Infantil do Colégio Pedro II – Realengo, por meio de encontros semanais, no período de agosto de 2014 a dezembro de 2015. A base teórica deste trabalho constitui-se por uma análise de documentos da Educação Infantil, organizadores das práticas e por concepções sobre espaços e interação defendidas por teóricos do campo da Educação Infantil. O eixo de análise desse trabalho é analisar as interações e experiências diversificadas que o espaço externo possibilita para as crianças, assim como a maneira que a sua organização inibe ou estimula determinadas interações. A pesquisa de campo mostrou que no espaço externo há o incremento das interações sociais e com a natureza, bem como a possibilidade de atuação enriquecedora dos professores, incentivando as experimentações das crianças. Assim, trago no presente trabalho a importância de considerarmos os espaços externos no planejamento e nas práticas do cotidiano, enriquecendo as interações das crianças com seus pares e ampliando o contato delas com elementos da natureza, possibilitando liberdade para seus corpos, suas brincadeiras, interações e criações. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ACJSantos.pdf | 1.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.