Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3201
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.author | Santos, Bruna Narciso Rodrigues dos | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-27T12:53:24Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:15Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Bruna Narciso Rodrigues dos. A família na escola: o olhar da família sobre uma escola municipal. 2016. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3201 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Escola e família | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A família na escola: o olhar da família sobre uma escola municipal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4031711541635511 | pt_BR |
dc.description.resumo | Investiga a visão das famílias sobre as mudanças na gestão e organização escolar, assim como sobre os efeitos destas mudanças na aprendizagem dos educandos, em uma escola da zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Com essa investigação busca-se problematizar a relação família-escola no desenvolvimento pedagógico do educando de acordo com os acontecimentos da escola em questão. Com esse intuito, focamos na relação da família com a escola e as possíveis interferências destas no processo de aprendizagem. A pesquisa desenvolveu-se como estudo de caso e utilizou como instrumentos: entrevista, observação participante e enquetes, no segundo semestre de 2015. Como resultado obteve-se grande participação das famílias respondendo e falando um pouco mais de suas vivências. Percebesse que a escola vem traçando um caminho de aproximação das famílias, porém algumas barreiras devem ser vencidas, como a compreensão das responsabilidades específicas de cada grupo social, escola e família, na aprendizagem dos alunos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
BNRSantos.pdf | 853 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.