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dc.contributor.advisorSoares, Márcio Miranda-
dc.contributor.authorJucá, José Fernando Thomé-
dc.date.accessioned2017-11-28T17:43:56Z-
dc.date.available2017-12-01T02:00:33Z-
dc.date.issued1981-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3205-
dc.description.abstractThe orientation of the present dissertation is towards the study of the influence of deep excavations on the settlements of adjoining structures. Firstly the data obtained through field instrumentation and direct observation of the construction of several sections of Line 1 of the Rio de Janeiro subway are presented. A study of settlement follows, where its main causes are discussed, as well as the effects of the methodology of excavation and installation of the bracing to support the walls. The analysis was undertaken with a view to the quantification of relevant parameters affecting movements in general. It could be verified that the amount of settlement due to consolidation can be of the same order of magnitude as that due to the excavation itself. ln some sections, settlements due to the excavation were controlled by the horizontal movements of the wall, and in this case the soil strength and bracing stiffness are factors of paramount importance.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleInfluência de escavações nos recalques em edificações vizinhaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho é dirigido para o estudo das influências de escavações profundas nos recalques em edificações vizinhas. Inicialmente, são apresentados os dados obtidos em instrumentação de campo e acompanhamento de obras nos diversos trechos estudados da Linha l do Metrô do Rio de Janeiro. Em seguida, é feito um estudo dos recalques, onde são discutidas as suas principais causas e alguns efeitos da metodologia de escavação e escoramento da vala. A análise dos movimentos foi realizada visando-se quantificar a influência de parâmetros relevantes. Verificou-se que a parcela do recalque correspondente ao adensamento pode ser da mesma ordem de grandeza da proveniente da escavação. Em alguns trechos analisados, os recalques decorrentes da escavação foram controlados pelos deslocamentos horizontais da parede, e, neste caso, a resistência do solo e a rigidez do escoramento são fatores de grande importância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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