Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/3220
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dc.contributor.advisorBatista, Ronaldo Carvalho-
dc.contributor.authorAntonini, Ricardo Coscarelli-
dc.date.accessioned2017-12-01T13:20:00Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:52Z-
dc.date.issued1981-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3220-
dc.description.abstractResults from a non-linear analysis of circular cylindrical shells under axial compression are presented. Included in this analysis are the effects that mode coupling and initial geometric imperfections have on the non-linear buckling behaviour. It is shown, through the inspection of energy distributions, that the stabilizing membrane energy contributions are eroded substantialy during the imperfection-sensitive non-linear mode interaction that occurs in the buckling of these shells. The results of this analysis are used to validate a recently proposed linearized reduced energy model that provides theoretical lower bound estimates of reported buckling loads. Extending this analysis to advanced post-critical (post-buckling) equilibrium states, important qualitative informations were obtained and made it possible to propose a non-linear reduced energy model which seems to provide close estimates for the buckling loads with little computational effort. Finally, the theoretical results obtained with these simplified models are shown to compare favourably with experimental results, representing, unlike other procedures, simple alternative methods for calculating buckling loads.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleInfluência da interação entre modos e imperfeições na flambagem de cascas cilíndricas axialmente comprimidaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoApresentam-se resultados de uma análise não-linear de cascas cilíndricas circulares sob compressão axial. Incluem-se nesta análise a verificação dos efeitos de imperfeições geométricas iniciais e do acoplamento entre modos de deslocamento na resposta não-linear dessas cascas. A partir da investigação da variação das distribuições de energia durante a resposta não-linear, comprova-se, que as contribuições de energia (ou rigidez) de membrana para a estabilidade da casca são reduzidas substancialmente pelos efeitos combinados da interação não-linear entre os modos dominantes e imperfeições iniciais. Os resultados dessa investigação são usados para validar um modelo teórico linearizado com energia reduzida, recentemente proposto, que fornece limites inferiores das cargas de flambagem. Estendendo um pouco mais estas investigações, obtêm-se informações que permitem a proposição de um modelo não-linear com energia reduzida que, simulando o efeito do acoplamento entre vários modos de deslocamento, fornece estimativas das cargas de flambagem, em função de imperfeiçoes medidas experimentalmente, com pequeno esforço computacional. Mostra-se que os resultados teóricos obtidos com esses modelos simplificados se comparam favoravelmente a resultados experimentais e representam alternativas simples quando correlacionados com outros procedimentos teóricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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