Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3228
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Xavier, Giseli Pereli de Moura | - |
dc.contributor.author | Silva, Carolina Lorena Almeida da | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-01T18:21:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:52Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carolina Lorena Almeida da. A atuação do pedagogo nas empresas e o desafio da diversidade cultural. Rio de Janeiro, 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3228 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Treinamento de pessoal | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.title | A atuação do pedagogo nas empresas e o desafio da diversidade cultural | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa a atuação do pedagogo nas empresas e como pode contribuir para a criação de ambientes institucionais, capazes de lidar com a diversidade e as diferenças. Para tanto, fundamentado nos pressupostos do Multiculturalismo Crítico, que preconiza a valorização da diversidade cultural e o desafio a preconceitos, estereótipos e todas as formas de discriminação, tendo como categoria central a identidade e seus processos de formação, este trabalho teve como objetivos: analisar as contribuições do multiculturalismo diante do contexto social e educacional contemporâneo; identificar as possibilidades de formação/atuação do pedagogo em espaços não-escolares, em especial, no campo empresarial e discutir e analisar o papel do pedagogo empresarial frente aos desafios da diversidade cultural existente nos contextos organizacionais. As análises revelaram que tanto as questões multiculturais, assim como, a discussão sobre o papel/formação do pedagogo para atuar em espaços empresariais, aparecem como campos de estudo relevantes para os contextos corporativo, social e educacional. Percebeu-se, entretanto, que apesar da existência de uma multiplicidade de abordagens/estudos que analisam e ratificam a importância das duas temáticas principais deste trabalho, o multiculturalismo e a atuação do pedagogo nas empresas, não encontramos pesquisas nas quais ambas se articulem, evidenciando uma lacuna na área que precisa urgentemente ser preenchida, uma vez que argumentamos que o pedagogo nos ambientes empresariais, por seu caráter educador/conciliador e por meio de suas práticas profissionais, pode contribuir sobremaneira para o desenvolvimento de ambientes corporativos mais respeitosos e valorizadores da diversidade cultural. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLASilva.pdf | 403.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.