Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3229
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fernández, Silvina Julia | - |
dc.contributor.author | Neves, Carina Guimarães das | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-01T18:29:03Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:52Z | - |
dc.date.issued | 2016-03 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Carina Guimarães das. A formação do gestor escolar: conhecimentos e/ou saberes necessários para a ação profissional. 2016. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3229 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A formação do gestor escolar: conhecimentos e/ou saberes necessários para a ação profissional | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4031711541635511 | pt_BR |
dc.description.resumo | Discuti a Formação de Gestores de escolas públicas do município de Duque de Caxias. Neste estudo, temos como problemática as possíveis convergências e divergências entre o discurso pedagógico acadêmico e as ações desenvolvidas pelos profissionais gestores no cotidiano escolar. Com isso, procura-se conhecer qual é o papel dos saberes aprendidos na formação inicial e continuada desses profissionais na ação cotidiana escolar. Assim, indagamos: qual o referencial de conhecimentos adotado pelos gestores na hora de tomar decisões no seu fazer profissional? Nessa perspectiva, temos como objetivo: Analisar a formação acadêmica do Gestor Educacional (Diretor, Vice-Diretor, Orientador Educacional e Orientador pedagógico) no município de Duque de Caxias; Investigar quais são os requisitos legais básicos para que o Gestor assuma o cargo nas escolas da rede; Verificar se os Gestores possuem algum tipo de formação específica na área de administração escolar; Estudar se essa formação específica contribui na hora de tomadas de decisões e Quais são os critérios e fontes em que os gestores se baseiam para tomar decisões. Para isso, utilizamos como referências bibliográficas os seguintes autores: Paro (2012), Russo (2004), Marinho (2014), Silva (2006) Félix (1989), Libâneo (2006), Calixto (2015), Drabach (2013), entre outros. A metodologia utilizada, de enfoque qualitativo, se baseia na realização de entrevistas semiestruturadas com as equipes gestoras de quinze escolas selecionadas que atende uma população similar, mas que apresentam os maiores e os menores Idebs (Índices de Desenvolvimento da Educação Básica). Paralelamente,realizamos pesquisa documental na legislação nacional e local sobre o tema em foco. Assim, verificamos que, neste município, os Diretores e Vice-Diretores acessam ao cargo por indicação/nomeação política, já os Orientadores Educacionais e Pedagógicos fazem concurso público específico. Porém, para todos esses casos, os entrevistados manifestam perceberem divergências entre o referencial teórico acadêmico e as ações cotidianas vivenciadas dentro das escolas; entretanto, também afirmam que o embasamento teórico serve de argumento e/ou respaldo para as ações desenvolvidas. Nesse contexto, a experiência, o tempo de serviço e a vivência diária da profissão são apontadas como os referenciais privilegiados nas falas dos Gestores na hora de tomada de decisões. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVAS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CGNeves.pdf | 550.63 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.