Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3230
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Moura, Ana Paula Abreu | - |
dc.contributor.author | Lima, Claudia Luciana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-01T18:39:48Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:52Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Claudia Luciana da Silva. Educação de jovens e adultos: direito à educação. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3230 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: direito à educação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1749607244537249 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Souza, Elaine Constant Pereira de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8152875687861200 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.description.resumo | Identifica como ocorreu o processo histórico que assegura os direitos atuais para Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Para isso, utilizamos os seguintes procedimentos metodológicos: revisão bibliográfica utilizando pesquisas acadêmicas sobre a constituição da EJA como um direito; análise documental com base na Constituição Nacional (1946, 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1971, 1996), Declaração de Hamburgo (1997), Parecer CEB/CNE nº 11/2000 (2000) e Marco de Ação de Belém (2009), buscando destacar quais são atualmente os direitos legais para os alunos jovens e adultos; e, por último, realizamos uma análise do vídeo “Alfabetizandos: relatos de vida” para identificar nos depoimentos dos alunos, como estes veem esses direitos e se veem como cidadão beneficiados por eles. Utilizamos como referencial teórico: Paiva (1987), Machado (2008), Haddad (2009), Galvão & Di Pierro (2013). Com um processo histórico iniciado desde o período de colonização do nosso país, a EJA passou por grandes transformações, mas ainda possui barreiras a serem vencidas, dentre elas a reprodução nas falas dos alunos da culpabilização individual pelo fenômeno do analfabetismo. Muitos têm vergonha de retornarem aos bancos escolares, além de mostrarem não compreenderem a educação como um direito, uma reparação de uma dívida social histórica com parcela significativa da população. Ao vencerem essa barreira, é possível verificar em muitos alunos que além de adquirirem novos conhecimentos, também se tornam sujeitos com novas perspectivas, mais autônomos e cidadãos mais ativos. Concluímos que, ainda que possa haver falhas no acesso ao direito à educação, é necessário que continue a haver investimentos, para que se mantenha uma Educação para Jovens e Adultos, não só alfabetizadora, mas também uma educação ao longo da vida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLSLima.pdf | 765.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.