Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3253
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scofano, Reuber Gerbassi | - |
dc.contributor.author | Soares, Cláudia Rebeca | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-06T18:19:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:53Z | - |
dc.date.issued | 2016-05 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Cláudia Rebeca. Por uma ressignificação da educação segundo Rubem Alves. 2016. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3253 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Por uma ressignificação da educação segundo Rubem Alves | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9838212020104691 | pt_BR |
dc.description.resumo | Em meio a tantos aspectos que compõe a rotina das atividades escolares, com uma linguagem simples porém muito reflexiva o autor nos faz perceber detalhes importantes sobre as bases filosóficas e teóricas educacionais. Criando estórias com lições sobre Educação como fator determinante na transformação do sistema educacional tradicional. Levanta reflexões sobre o que se ensina, para quem se ensina, quais os métodos utilizados para a aplicação da educação levando em conta o público sujeito a ela. Faz críticas a Educação que oprimi, subjulga e acontece apenas para acumular conhecimento. Onde o que importa é o conhecimento em si e não o significado deste para os alunos. Questiona como o processo de aprendizagem é transmitido de geração em geração, da mesma forma, sem questionamentos. O processo de ensino cria um exército de alunos facilmente controlável pelas forças econômicas, já que forma alienados. A criança é vista como mera utilidade social. O aspecto repetitivo limita a capacidade criativa dos estudantes, impedindo que estes busquem alternativas às soluções apresentadas e os limita na busca do desconhecido. Rubem Alves sugere uma educação prazerosa, lúdica e simultaneamente transformadora que pense mais em desenvolver a alegria do aprender e não a postura do “aprenda e não discuta”. A educação com o objetivo de desenvolver a capacidade de imaginar, de fugir do comum, de criar. Rubem Alves levanta reflexões sobre a padronização que a escola faz diante do comportamento e da aprendizagem. A criança ingressa na escola com sonhos, certezas, questionamentos e aberta a um mundo novo. Na grande maioria das situações o que encontra é uma configuração pré-estabelecida de comportamento e formas de aprendizagem. Tudo isso é avaliado e dificilmente se valoriza as particularidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRSoares.pdf | 276.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.