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dc.contributor.advisorBatista, Ronaldo Carvalho-
dc.contributor.authorJustino Filho, Manoel Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-12-07T16:45:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:03:53Z-
dc.date.issued1982-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3257-
dc.description.abstractResults from primary and secondary bifurcation loads and also results from a non-linear analysis of elastic local stability of stringer stiffened cylindrical shells under axial compression are presented. The effects due to stiffeners spacing and slenderness as well as modal interaction and inicial geometric imperfections are investigated. It is shown that the use of slender stiffeners as suggested by the orthotropic theory, can lead to interaction between local and overall modes resulting in primary bifurcation loads lower than the classical critical load for the isotropic shell. It is also indicated that interaction between primary and secondary buckling modes can occur and this is, in general, a function of stiffeners slenderness and imperfection levels. The present work constitutes then a contribution towards a better understanding of the behaviour and stability of these shells. Moreover it could serve as a guideline for adequated choice of geometric parameters for design.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleEstabilidade local de painéis cilíndricos enrijecidospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoApresentam-se resultados de cargas de bifurcação primárias e secundárias e também os resultados de uma análise não linear da estabilidade elástica local de cascas cilíndricas enrijecidas longitudinalmente sob compressão axial. Os efeitos causados pela esbeltez e espaçamento dos enrijecedores, interação modal e imperfeições geométricas iniciais são investigados. Mostra-se que a utilização de enrijecedores esbeltos, da maneira sugerida pela Teoria Ortotrópica, pode conduzir a interação entre modos locais e globais de deformação, resultando em cargas de bifurcação primária inferiores à carga crítica clássica da casca isotrópica. A possibilidade de ocorrência de interação entre modos primários e secundários, em função do Índice de esbeltez e imperfeições iniciais, é também evidenciada. O presente trabalho constitui assim uma contribuição a um melhor entendimento do comportamento e estabilidade dessas cascas e também serve como uma primeira orientação para escolha adequada de parâmetros geométricos numa fase de pré-projeto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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