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http://hdl.handle.net/11422/3260
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Lopes, Francisco de Rezende | - |
dc.contributor.author | Alves, Maria Cristina Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-07T18:16:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:53Z | - |
dc.date.issued | 1982-08 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3260 | - |
dc.description.abstract | This work examines the behavior of strutted excavations by means of different methods. Chapter 2 presents a review of the methods available for the stability analysis of excavations: the methods fall into three main cathegories, namely (a) simple (or "empirical") methods, (b) limit-equilibrium methods and (c) the Finite Element Method. In the section on limit-equilibrium methods, a proposal to account for the strut loads (which improve the stability) in the evaluation of the factor of safety of strutted excavations is put forward. Chapter 3 contains a parametric study of the stability of strutted excavations by the Bishop’s Simplified Method. A comparison between the factor of safety calculated by this method and those computed according to Tschebotarioff and Terzaghi (empirical methods) is also included. Chapter 4 contains a parametric study of strutted excavations by the Finite Element Method in which a linear elastic model was used. A comparative study between the factor of safety against the overall (basal) failure by the FEM and by the Bishop’s Simplified Method is included. Chapter 5 presents the analysis of an excavations for the Rio de Janeiro Subway by the Finite Element Method. The analysis used a non-linear elastic model. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.title | Estudo da estabilidade de valas escoradas por equilíbrio-limite e pelo método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho aborda o comportamento de escavações escoradas através de diferentes métodos. O Capítulo 2 contém uma revisão bibliográfica de métodos expeditos e de equilíbrio-limite para análise de estabilidade de escavações e do Método dos Elementos Finitos. No item referente aos métodos de equilíbrio-limite introduziu-se, adicionalmente, uma proposição para cálculo do fator de segurança de escavações levando-se em conta o efeito estabilizante das estroncas através do Método de Bishop Simplificado. O Capítulo 3 contém um estudo paramétrico utilizando-se o Método de Bishop Simplificado (equilíbrio-limite), bem como uma comparação dos fatores de segurança fornecidos por este método e os obtidos através de proposições de Terzaghi e Tschebotarioff (métodos expeditos). No Capítulo 4 faz-se um estudo paramétrico de escavações escoradas pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico linear, e também comparações dos fatores de segurança à ruptura global obtidos com base neste método e pelo Método de Bishop Simplificado. No Capítulo 5 faz-se a simulação do comportamento da escavação de um trecho do Metrô do Rio de Janeiro pelo Método dos Elementos Finitos, utilizando-se o modelo elástico não linear. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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