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Type: Dissertação
Title: Capacidade de carga de fundações submetidas a esforços verticais de tração
Author(s)/Inventor(s): Danziger, Fernando Artur Brasil
Advisor: Velloso, Dirceu de Alencar
Abstract: O tema Fundações Submetidas a Esforços de Tração constitui-se num capítulo bastante recente da Mecânica dos Solos, as principais pesquisas tendo-se desenvolvido a partir do início da década de 60. Um extenso conjunto de provas de carga - que visavam o projeto de fundações de uma importante linha de transmissão -, realizadas em sapatas e tubulões, permitiu a aferição das principais teorias quando aplicadas a um solo residual de gnaisse, possibilitando ainda uma série de observações sobre o comportamento de fundações tracionadas. Ênfase especial é dada no trabalho à apresentação dos procedimentos de montagem e realização das provas e à caracterização geotécnica do terreno ensaiado. Extensa documentação dos resultados obtidos nos testes é fornecida. Como característica básica dos testes, foi observado, tanto para sapatas como para tubulões, um padrão de comportamento com deslocamentos muito pequenos, mesmo muito próximo da ruptura, a qual foi efetivamente bem caracterizada. Aspectos como ciclos de carregamento, velocidade de aplicação dos carregamentos, superfícies de ruptura observadas, dentre muitos outros, são analisados ao longo do trabalho. Quanto à aplicação das diversas metodologias de cálculo às sapatas e tubulões das provas de carga, uma das preocupações do trabalho consistiu em discutir, com detalhe, as premissas dos procedimentos de cálculo. No caso de sapatas, adaptações e modificações foram necessárias de modo a adequar os modelos de cálculo às condições dos testes. Com essas adaptações e modificações, todos os métodos modernos forneceram resultados aceitáveis, eventualmente excelentes. No caso de tubulões, apenas o Método da Universidade de Grenoble apresentou modelos de cálculo aplicáveis, os quais forneceram boas previsões.
Abstract: Foundations Submitted to Pullout Forces constitute a quite recent theme of Soil Mechanics; the principal researches have been developed since the early 60 decade. A great number of load tests - especially conducted for an important transmission line foundation project - have been performed on footings and piers, permitting the comparison of the application of the principal theories to residual gneiss. These load tests have also been made possible a series of observations concerning the pulled out foundations. Particular emphasis is given to the load tests procedures and to the geotechnical characterization presentation of the test site.Test results documentation are extensively given. As the tests basic characteristic, it was observed a pattern of behaviour with very small displacements not only for the footings but also for the piers, even approximating the well effectively characterized failure. Load cycles, load velocity applications, observed failure surfaces are some of the aspects analysed throughout the work. Concerning the application of the various calculus rnethodology to the footings and piers tested, the minor premises of the different calculus procedures are extensively discussed and detailed. Adaptations and modifications are introduced for footings, in order to conveniently adequate the calculus methodology to the test conditions. Such adaptations and modifications have showed acceptable results for the variety of modern methods and sometimes excelent ones. For piers, only the Grenoble University Method have presented applicable calculus methodology, providing good estimates.
Keywords: Engenharia Civil
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Department : Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Mar-1983
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/3316
Appears in Collections:Engenharia Civil

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