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http://hdl.handle.net/11422/3323
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Forster, Peter Joseph | - |
dc.contributor.author | Bollmann, Arno | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-15T16:47:25Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:59Z | - |
dc.date.issued | 1969-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3323 | - |
dc.description.abstract | Unavailable. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Túneis de vento | pt_BR |
dc.subject | Turbulência | pt_BR |
dc.title | Estudo de um jato turbulento em um meio altamente turbulento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Telles, Affonso Carlos Seabra da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Massarani, Giulio | - |
dc.description.resumo | Introduzindo um jato de ar quente na secção de teste dum túnel de vento, no qual há um escoamento com turbulência gerada por uma grade, estudamos o efeito desta turbulência sobre o jato, medindo a distribuição de temperatura axial e transversalmente. Equacionando um balanço do fluxo de quantidade de movimento e de entalpia em secções normais do jato, e adotando a hipótese de similaridade dos perfis adimensionais e de axissimetria do jato, obtivemos uma expressão analítica - relacionando a sua espessura e quedas axiais de temperatura e velocidade. As medições diretas ainda nos levaram a aduzir grande influência da turbulência exterior na abertura do jato e no comprimento do seu núcleo, comparados com o caso de escoamento paralelo laminar. Usando a solução da equação da difusão da propriedade de uma fonte fixa e contínua, em ambiente móvel, calculamos a difusividade turbilhonar em vários pontos ao longo da secção de teste do túnel de vento. Observamos outrossim, uma interessante transição do valor da relação de difusividade turbilhonar térmica e de quantidade de movimento, de um valor próprio para jatos livres até um correspondente ao encontrado em esteiras, à medida que aumentávamos a velocidade do túnel de vento, fixando a do jato. Sugerimos assim, um estudo dessa transição que se obtém variando-se simplesmente a relação das velocidades do túnel de vento e do jato, sem necessidade de modificar a geometria. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::TRANSFERENCIA DE CALOR | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
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