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dc.contributor.advisorWerneck, Mauro Lúcio Guedes-
dc.contributor.authorSerman, Carlos-
dc.date.accessioned2018-01-08T18:09:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:01Z-
dc.date.issued1984-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3408-
dc.description.abstractThis work studies the surface settlements caused by the excavation of a tunnel of the Ferrovia do Aço in residual soil of migmatite, as well as analyses the measurements and compaires them with the values that were gotten by the well-known prediction methods of these settlements. The analysis of the measurements was divided into three parts. The first one, which talks about the settlements developed along the longitudinal axis of the tunnel, aims to verify the influence of the excavation on those settlements. The second part studies the transversal movements over the tunnel, and it means to check the hypothesis according to which those foresaid movements are shapped into a probability curve. Finally, the third part is related to the variation ratio of the surface displacements. Reporting to the settlements prediction methods, we have only discussed those analytical ones that provide values gotten from empirical and semi-empirical equations. These equations generally need the estimate of parameters based on previous experience of similar cases. This work has not studied the numerical methods.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleSobre os recalques superficiais causados pela escavação de um túnel em solo residualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4479270Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Luiz Alberto Costa Batista dos-
dc.contributor.referee2Fontoura, Sergio Augusto Barreto da-
dc.description.resumoEste trabalho trata dos recalques superficiais provocados pela escavação de um túnel da Ferrovia do Aço em solo residual de migmatito, analisando as medições e comparando-as com os valores obtidos pelos métodos mais conhecidos de previsões de recalques. A análise das medições foi dividida em três partes: uma que estuda os recalques desenvolvidos ao longo do eixo longitudinal do túnel e cujo objetivo é verificar a influência do avanço das escavações naqueles; outra que trata dos recalques desenvolvidos transversalmente ao túnel e que tem como principal finalidade checar a hipótese segundo a qual os mesmos assumem a forma de uma curva de probabilidades; e finalmente, uma parte relativa às taxas de evolução desses recalques com o tempo. Com relação aos métodos de previsão, foram enfocados apenas os analíticos que fornecem valores obtidos de formulações empíricas e semi-empíricas, os quais necessitam, geralmente, da estimativa de parâmetros baseada em experiência anterior de casos semelhantes, não tendo sido abordados neste trabalho os métodos numéricos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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