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dc.contributor.advisorRostostsev, Dimitri M.-
dc.contributor.authorKaleff, Peter-
dc.date.accessioned2018-01-09T14:06:49Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:01Z-
dc.date.issued1971-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3413-
dc.description.abstractBased on the study of ultima loads for the ship hull girder, we establish the need of determining instability loads of deck grillages. After a review on existing methods anc. accurate theory, including torsional and shear effects, is developpedfor the response of a one dimensional structure element ·subjected to compressive forces, intending its use on matrix methods for structural engineering. With the response matrix of such element in hands, we mount the overall response matrix of the whole structure by usually known methods, and afterwards derive the instability characteristic for it with a step by step method reasoning. With such theoretical embasement we develop a logical-numerical procedure wich will enable us to find instability loads in a totally automated numerical way. The flow diagram of elementary logical commands based on that procedure is translated to the language of a scientific computer. We presenta FORTRAN program wich may be run on an IBMsystem 1130 with 32 K core, or alternatively the IBMSystem 360/40. Using this program we are able to quantify the torsional and shear effects on the grillage's girders as well as built in boundaries.en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGrelhaspt_BR
dc.subjectNaviospt_BR
dc.subjectEstabilidade de embarcaçõespt_BR
dc.titleEstabilidade das grelhas de convés de naviospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Venâncio Filho, Fernando-
dc.contributor.referee2Bevilacqua, Luiz-
dc.contributor.referee3Carneiro, Fernando Luiz Lôbo Carneiro-
dc.description.resumoEstabelece-se a necessidade do estudo da instabilidade de grelhas de convés com base no estudo da carga derradeira suportada pela viga navio. Após revisão dos métodos existentes sugere-se e desenvolve-se urna teoria apurada de resposta de um elemento estrutural unidimensional sujeito a forças compressivas, com inclusão de efeitos torcionais e de cisalhamento, visando a aplicação de métodos matriciais de engenharia estrutural. Obtida a matriz de resposta do elemento estrutural descrito, monta-se, pelos meios usualmente empregados, a matriz de resposta de toda a estrutura; deduzindo-se, então, a característica de instabilidade da mesma pelo raciocínio de aproximações sucessivas. Com esse fundamento teórico, procura-se um encadeamento lógico que, aliado a processos numéricos, permita a obtenção da carga de instabilidade de modo automático. O fluxograma de comandos lógicos elementares dai decorrente e traduzido para a linguagem de um computador científico. Apresenta-se um programa FORTRAN, válido para processamento em um sistema IBM 1130 com 32K de memória interna ou alternativamente, sistema IBM 360/40. Com base nesse programa, apresentam-se resultados de urna pesquisa feita com o intuito de quantificar efeitos torcionais, de cisalhamento, e engastamento das extremidades da grelha.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE::MECANICA DOS FLUIDOSpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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