Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/341
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Coutinho, Luciano Rodrigues de Souza | - |
dc.contributor.author | Lima, Edilani Bezerra de | - |
dc.date.accessioned | 2016-05-16T16:55:27Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:34Z | - |
dc.date.issued | 2014-06-03 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/341 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Projetos | pt_BR |
dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Gestão da informação | pt_BR |
dc.title | Analise das ferramentas de gestão do conhecimento e da informação na elaboração e execução de projetos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Faria, Maurício Marques de | - |
dc.contributor.referee1 | Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de | - |
dc.contributor.referee2 | Appel, Andre Luiz | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tratará sobre a gestão do conhecimento e a gestão da informação no contexto da gestão de projetos. Para isso, primeiramente, apresentará conceitos como projetos, universidade, gestão da informação e do conhecimento como base para discutir o resultado da coleta de dados por meio de entrevistas. Partiremos da premissa que a utilização de projetos que visam o desenvolvimento das organizações, é fundamental para que as instituições continuem ativas. Essa é uma premissa tanto para o sistema empresarial quanto no meio acadêmico. Sendo que, no meio acadêmico referimos ao prestígio que o departamento pode adquirir com resultados favoráveis. Deste modo o gerenciamento eficaz dos projetos é de suma importância. Pois, quando o gerenciamento não é adequado pode se cometer erros ou, mais comum, os problemas podem ser repetitivo por falta de suporte adequado e, neste caso, informações prévias. É nesta hora que entra a necessidade de utilizar ferramenta de gestão da informação e do conhecimento. Onde a gestão da informação é voltada para a organização do conhecimento explícito, e a gestão do conhecimento para o planejamento e controle do fluxo do conhecimento, tanto o explícito quanto o tácito, sempre respeitando a estrutura e a lógica de gestão de projetos. Para demonstrar a importância dessas ferramentas, faremos um estudo de caso empregando a Coordenação do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o papel do servidor público neste cenário, pois como a gestão do conhecimento lida com o ambiente, tornando-o favorável para criação do conhecimento, o fator humano é o fator principal do processo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC-versão final.pdf | 420.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.