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dc.contributor.advisorCoutinho, Luciano Rodrigues de Souza-
dc.contributor.authorLima, Edilani Bezerra de-
dc.date.accessioned2016-05-16T16:55:27Z-
dc.date.available2016-05-18T03:00:10Z-
dc.date.issued2014-06-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/341-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjetospt_BR
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão da informaçãopt_BR
dc.titleAnalise das ferramentas de gestão do conhecimento e da informação na elaboração e execução de projetospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Faria, Maurício Marques de-
dc.contributor.referee1Miranda, Maria de Fátima Borges Gonçalves de-
dc.contributor.referee2Appel, Andre Luiz-
dc.description.resumoEste trabalho tratará sobre a gestão do conhecimento e a gestão da informação no contexto da gestão de projetos. Para isso, primeiramente, apresentará conceitos como projetos, universidade, gestão da informação e do conhecimento como base para discutir o resultado da coleta de dados por meio de entrevistas. Partiremos da premissa que a utilização de projetos que visam o desenvolvimento das organizações, é fundamental para que as instituições continuem ativas. Essa é uma premissa tanto para o sistema empresarial quanto no meio acadêmico. Sendo que, no meio acadêmico referimos ao prestígio que o departamento pode adquirir com resultados favoráveis. Deste modo o gerenciamento eficaz dos projetos é de suma importância. Pois, quando o gerenciamento não é adequado pode se cometer erros ou, mais comum, os problemas podem ser repetitivo por falta de suporte adequado e, neste caso, informações prévias. É nesta hora que entra a necessidade de utilizar ferramenta de gestão da informação e do conhecimento. Onde a gestão da informação é voltada para a organização do conhecimento explícito, e a gestão do conhecimento para o planejamento e controle do fluxo do conhecimento, tanto o explícito quanto o tácito, sempre respeitando a estrutura e a lógica de gestão de projetos. Para demonstrar a importância dessas ferramentas, faremos um estudo de caso empregando a Coordenação do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (CBG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o papel do servidor público neste cenário, pois como a gestão do conhecimento lida com o ambiente, tornando-o favorável para criação do conhecimento, o fator humano é o fator principal do processo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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