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dc.contributor.advisorWeber, Hans Ingo-
dc.contributor.authorMurillo Sánchez, Manuel Antônio-
dc.date.accessioned2018-01-16T15:52:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:09Z-
dc.date.issued1973-06-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/3482-
dc.description.abstractIn this work the suspension of an automobile car is investigated for the possibility of improving its dynamics by the addition of an active element. The system is simulated by idealized masses, springs and dashpots. The proposed active compQ nent is visualized as a servo mechanism ora force transducer which recieves one of the variables of the system as an input and yields a control signal according to a prescribed law. The latter is fed back to the system in a specific manner. In this investigation, the input to the active element, is taken as the acceleration of the primary dynamics has to be improved. This choice is feasible mass whose because of the ease with which such a variable can be measured in an actual system. Control signals obeying other laws are also possible but they are not covered here. The proposed control law affects the system increasing the sprung mass in an apparent way, decreasing in this manner its natural frequency and damping ratio. This carries out an improvement of the behaviour of the system under external disturbances. The results of this investigation show a noticeable improvement on the amplitud of Jerk in the arder of 70% with a careful selection of some of the parameters.en
dc.description.abstractSe estudia en este trabajo la mejoria obtenida en el comportamiento de un sistema mecânico discreto, del tipo tradicional, es decir constitui do por masas, resortes y amortiguadores, al cual sele introduce un elemento activo, por ejemplo un servome canismo. El funcionamiento de este elemento estâ condicionado a una ley de control, la cual se puede determinar por varias me todos. Este trabajo examina primordialmente el caso en que exista una proporcionalidad entre el vector de control y las acele raciones del sistema. Normalmente la aceleraciõn es la cantidad que se mide mis facilmente, en una forma absoluta, en un sistema mecânico. El efecto obtenido con este vector de control, es un aumento aparente de las masas, disminuyendo su frecuencia natural y la razõn de amortiguamiento, mejorando de esta forma el comportamiento del sistema bajo la acciõn de perturbaciones externas. Se analizõ particularmente el sistema de suspensiõn de un automõvil, donde se observaron mejorias del orden de 70% en el comportamiento del cuerpo del automõvil. Tambi~n se estudiaron algunas implicaciones directas producidas por el control, tal como el factor de carga sobre la rueda.es
dc.description.sponsorshipOEApt_BR
dc.languagespapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDinâmica de máquinaspt_BR
dc.subjectVibrações mecânicaspt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.titleMejoramiento de un sistema mecanico por control activoes
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Mansour, William Mittias-
dc.contributor.referee2Ripper Neto, Arthur Palmeira-
dc.description.resumoEstuda-se a melhoria obtida no comportamento dinâmico de um sistema mecânico discreto, do tipo tradicional, isto e, constituído por massas, molas e amortecedores, ao qual se lhe acrescenta um elemento ativo, por exemplo, um motor posicionador. O funcionamento desse elemento esta condicionado a uma lei de controle para cuja determinação existe uma série de métodos. Este trabalho examina primordialmente o caso em que haja uma proporcionalidade entre o vetor controle e as acelerações do sistema. Normalmente esta é a grandeza mais facilmente mensurável em um sistema mecânico. O efeito obtido é um aumento aparente das massas, diminuindo sua frequência natural e sua taxa de amortecimento melhorando o comportamento do sistema ante as perturbações externas. É analisado particularmente caso da suspensão de um veículo, onde se podem observar melhoras da ordem de 70% no ''conforto" na massa suspensa. São estudadas também as outras implicações diretas desse controle em várias situações, como o fator da carga na roda.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::METODOS DE SINTESE E OTIMIZACAO APLICADOS AO PROJETO MECANICOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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