Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3523
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Costa, Cristiane Henriques | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Nicolly Stheffani Vimercate | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-19T17:13:32Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:04:10Z | - |
dc.date.issued | 2012-07-05 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Nicolly S. V. Newsgames: que relação pode haver entre jogos e notícias? 2012. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3523 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguagem jornalística | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Notícia | pt_BR |
dc.title | Newsgames: que relação pode haver entre os jogos e notícias? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8352428563251145 | pt_BR |
dc.description.resumo | O jornalismo vem passando, nos últimos anos, por significativas mudanças técnicas e culturais em seu modo de fazer. Com a evolução da internet e o surgimento do ciberespaço, mais sujeitos passam a ter voz e conquistam a possibilidade de produzir e divulgar seu próprio conteúdo, bem como filtrar a informação que querem receber. Por outro lado, também nota-se a ascensão da indústria de videogames, beneficiada, principalmente, por não depender mais de consoles, possibilitando o acesso aos jogos a partir de computadores pessoais, tablets ou smartphones. A invasão dos jogos eletrônicos e demais tecnologias digitais na vida das pessoas altera sua capacidade cognitiva e faz surgir um novo tipo de leitor, que busca, nas plataformas, possibilidades de interatividade e imersão. A fim de se adequar a esse novo cenário, o jornalismo teve que se submeter novamente à transformações. Uma solução encontrada para atrair a nova audiência foi a união entre notícias e jogos, os chamados Newsgames. O presente trabalho analisa o novo formato enquanto linguagem jornalística e compreender essa nova forma de se praticar o jornalismo online, em que o usuário pode “navegar” nas informações em vez de apenas ler, ouvir ou assistir. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Comunicação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Comunicação - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NRibeiro.pdf | 774.93 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.