Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorZattar, Marianna-
dc.contributor.authorMoreira, Patrícia dos Santos Dias-
dc.date.accessioned2016-05-16T18:28:01Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:34Z-
dc.date.issued2015-11-03-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/355-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiblioteca Escolarpt_BR
dc.subjectAvaliação Escolarpt_BR
dc.subjectCompetência informacionalpt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.titleA Competência em Informação nas bibliotecas escolares de Duque de Caxias – RJ: uma análise a partir do desempenho do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2013pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Robson Santos-
dc.contributor.referee2Sá, Nysia Oliveira de-
dc.description.resumoA pesquisa aborda a relação entre e a Competência em Informação e o desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Procura conhecer inciativas dos programas de Competência em Informação realizados no ano de 2013 nas quinze escolas de ensino médio com o melhor desempenho no ENEM deste mesmo ano no município de Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Identifica a presença das bibliotecas e de programas de Competência em Informação (e os objetivos dos mesmos) nas escolas selecionadas. Para isso, aborda a Competência em Informação, seu histórico e o papel educativo do bibliotecário. Conceitua biblioteca escolar e relaciona a Competência em Informação nesse espaço. Retrata o ensino escolar no Brasil e relata os métodos de avaliação escolar e a relação entre Competência em Informação no Brasil e nas escolas de ensino médio em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Os procedimentos metodológicos configuram esta pesquisa é de caráter descritivo, de abordagem qualitativa com revisão bibliográfica, com a utilização de um questionário enviado aos bibliotecários a fim de conferir os programas de Competência em Informação nas escolas. Tem como resultado a inexistência de programas de Competência em Informação nas bibliotecas que responderam a pesquisa e a dúvida se existem programas nas demais. Conclui que embora não existam programas de Competência em Informação, a iniciativa de se possuir espaços dedicados às bibliotecas e salas de leitura mostra uma boa estrutura nas escolas sendo possível a implantação de futuros programas de Competência em Informação nas mesmas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSDMOREIRA.pdf776.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.