Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/3680
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Scieszko, Jan Leon | - |
dc.contributor.author | Belletti, Clarissa Lobo da Cunha Mondini | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-05T13:25:41Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:05:15Z | - |
dc.date.issued | 1984-06 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/3680 | - |
dc.description.abstract | Existing linear mathematical models for the Free Piston Stirling Engine with analytical solutions in closed form have been analised, along with new models including one nonlinearity and some other phenomena of the real cycle. Numerical solutions are obtained based on motor simulations and the.models results are compareci with experiment. Good agreement is found with experiment demonstrating the adequacy of the model. The use of nonlinear theory for ideal thermodynamic cycle analysis allows the determination of conditions for the satisfactory operation of the motor. | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motores térmicos | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de desempenho | pt_BR |
dc.title | Estudo teórico de um motor stirling de pistão livre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mansour, William Mittias | - |
dc.contributor.referee2 | Figueiredo, Antonio MacDowell de | - |
dc.description.resumo | Estudando a teoria existente sobre o Motor Stirling de Pistão livre, o modelo matemático linearizado, que fornece solução de forma fechada e analisado e novos modelos, incluindo uma não-linearidade e fenômenos inerentes ao ciclo real, são apresentados. Soluções numéricas são obtidas a partir do desempenho simulado do motor e os modelos matemáticos são avaliados e comparados entre si e com resultados experimentais. A simulação digital indicou a possibilidade de boa concordância com a experiência, caracterizando a viabilidade do uso de um modelo mais completo para uma previsão realista do desempenho do motor. O uso da teoria não-linear para a análise do ciclo termodinâmico ideal possibilitou a obtenção de soluções de forma fechada, junto com a determinação de condições para a operação satisfatória do motor. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Mecânica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
160822.pdf | 2.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.